Centro de Estudos de Mercado de Capitais – CEMEC

 

Sobre o centro de estudos


O CEMEC é uma entidade de natureza técnica do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC dedicado à analise, monitoramento e geração de conhecimento sobre o Mercado de Capitais.

O CEMEC iniciou suas atividades em novembro de 2008 com o apoio de convênios assinados entre o Instituto IBMEC, a Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro (Andima) e a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi). Desde novembro de 2009, o Instituto IBMEC conta com o apoio da Anbima, da BM&FBovespa e da Cetip, na qualidade de associados especiais do Instituto IBMEC. A partir dessa data, o Instituto formalizou com a Fipecafi um convênio de Cooperação Técnica e Operacional. Entre 2010 e 2016 o CEMEC passa a contar com o apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento – BNDES e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP. A partir de 2016 o CEMEC conta com o apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE.

O objetivo do CEMEC é avaliar, divulgar e promover amplo debate sobre o desempenho e a funcionalidade do Mercado de Capitais brasileiro no cumprimento de sua missão de mobilizar os recursos de poupança financeira e financiar a economia do País.

No campo acadêmico, o CEMEC busca desenvolver e apoiar projetos de pesquisa, teses, dissertações e artigos científicos, de forma a estimular a pesquisa e o aprimoramento do ensino destes temas na graduação e pós-graduação.

 

Resultados Esperados


  • Informar a opinião pública sobre o papel do Mercado de Capitais e sua missão de mobilizar recursos e financiar a economia;
  • Contribuir para o aumento da eficiência operacional e econômica do Mercado de Capitais: maior transparência, informações claras e confiáveis;
  • Promover transparência e debate públicos sobre o desempenho do Mercado de Capitais;
    Realizar e estimular a produção de estudos e pesquisas no meio acadêmico e entidades profissionais;
  • Cooperar para a atualização do Plano Diretor do Mercado de Capitais.

Histórico


O Centro de Estudos de Mercado de Capitais iniciou suas atividades em novembro de 2008. Desde novembro de 2009, conta com o apoio da ANBIMA, da BM&FBOVESPA e da CETIP, na qualidade de associados especiais do IBMEC, para a realização de seus projetos. A partir dessa data, o IBMEC formalizou com a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI) convênio de Cooperação Técnica e Operacional.

Estrutura


Direção:
Instituto IBMEC
Apoio Financeiro (Associados Especiais do IBMEC):
ANBIMA
CETIP
BNDES
FIESP
FIPE
Apoio técnico, Equipe e Infraestrutura Operacional:
FIPE

Governança


CEC – COMITÊ EXECUTIVO DO CONVÊNIO
Objetivo: Monitoramento da execução do objeto deste Convênio e apreciação das questões de natureza técnica e operacional.
Coordenação: Presidente Executivo do IBMEC e representante da FIPE.
Diretor Técnico: Prof. Carlos Antonio Rocca.
Superintendente: Lauro Modesto Santos Jr.
Analistas: Marly Paes e Fernando Fumagalli

Contato


Centro de Estudo de Mercado de Capitais – Instituto IBMEC
Rua Maestro Cardim, 1.170 – 10º andar
Bela Vista (próximo ao Metrô Paraíso)
São Paulo/SP – CEP: 01323-001
Fone: +55 (11) 2184-5728
E-mail: cemec.ibmec@gmail.com

 

Conheça os estudos do CEMEC

Informe-se com os estudos e relatórios produzidos pelo Centro de Estudos de Mercados de Capitais do Instituto IBMEC.

Apoiadores