Fundo de aval é um mecanismo utilizado para concessão de garantias complementares à contratação de operações de crédito para financiamento de investimentos pelas empresas junto às instituições financeiras.

 

Os fundos de aval podem ser formados com recursos de entidades públicas e privadas, que fomentam o desenvolvimento de micro e pequenas empresas que têm dificuldades no acesso ao crédito em função de não possuírem garantias suficientes à contratação de operações de crédito.

 

A garantia é concedida por meio de aval, formalizada pelo fundo, e avaliza uma parte do financiamento. Caso a empresa que tomou o créditro torne-se inadimplente, o fundo honrará a parte do financiamento garantida junto à instituição financeira e passará a ser o novo credor.

 

Para concessão do aval, os fundos cobram uma taxa (uma espécie de comissão para sua utilização), descontada no ato da liberação do crédito. Os percentuais variam conforme o prazo do financiamento.

 

Aqui você encontra informações sobre alguns fundos de aval disponíveis para empresas.

 

As informações publicadas nesta seção foram retiradas dos sites oficiais das instituições. Aconselhamos que você visite regularmente estes sites para acessar as informações atualizadas.

 

FAMPE (Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas) – Sebrae

 

FGO (Fundo de Garantia de Operações) – Banco do Brasil

 

FGI (Fundo Garantidor para Investimentos) – BNDES

 

SGC (Sociedade de Garantia de Crédito)

 

FDA (Fundo de Aval) – Desenvolve SP