As lições e o aprendizado de Felipe Matos à frente do programa Startp-Up Brasil

 

O Omelete enfrentou a crise econômica do país e a crise do mercado jornalístico. Mesmo assim cresceu 50% em 2014 (Foto: Divulgação)

O Omelete enfrentou a crise econômica do país e a crise do mercado jornalístico. Mesmo assim cresceu 50% em 2014 (Foto: Divulgação)

Via Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

A economia anda de lado. É fato. Mas há quem consiga continuar em forte ritmo de crescimento. É o caso das três empresas ouvidas pela reportagem de Pequenas Empresas & Grandes Negócios  – todas de pequeno porte. E aqui elas contam a que atribuem o bom desempenho.

Omelete
O site de entretenimento e conteúdo nerd, no ar há 15 anos, decidiu se reinventar. Deu certo. O faturamento da empresa chegou a R$ 14 milhões no ano passado, o dobro da receita obtida em 2013. “Atribuo esse desempenho à nossa mudança de posicionamento”, afirma Pierre Mantovani, CEO do Omelete.

Cerca de dois anos atrás, ele e a equipe decidiram que os usuários do site precisavam de algo mais. “Foi algo que surgiu naturalmente, pois todos os funcionários são apaixonados pelo que fazem, gostam do conteúdo. E, quando o público interno acenou querer algo a mais, decidimos oferecer isso ao usuário”, conta o empreendedor.

Para direcionar os investimentos, o Omelete conduziu uma pesquisa com 12 mil usuários, que responderam a 109 perguntas. O resultado do levantamento levou à primeira ação, que foi a consolidação da loja virtual Mundo Geek. “Triplicamos o faturamento da loja em dois anos”, diz Mantovani.

No ano passado, o Omelete deu mais um passo na verticalização do seu negócio ao trazer para o Brasil a Comic Con Experience, evento baseado na tradicional feira San Diego Comic-Con. Participaram da primeira edição mais de 97 mil aficionados por quadrinhos, filmes, games e séries. Neste ano, Mantovani espera que o público do evento chegue a 120 mil pessoas.

A outra frente de atuação do Omelete é a importação de produtos relacionados ao universo geek. E há ainda o canal no You Tube. Há dois anos, a plataforma tinha 500 mil views por mês. Hoje são 10 milhões, com expectativa de encerrar 2015 com 15 milhões de views/mês.

“Temos um público de seis milhões de usuários por mês, fãs de séries, filmes ou games, e ajudamos o anunciante a falar com essa audiência em diferentes plataformas”, diz Mantovani. “Pode ser com um banner no site, uma sessão de cinema direcionada ou até produzindo um vídeo com a nossa equipe interna.”

Com 40 funcionários na equipe, o Omelete espera crescer 50% em 2015, na perspectiva mais pessimista.

Betalabs
Especializada em sistemas de gestão e plataformas para e-commerce, a Betalabs também dobrou seu faturamento em 2014, chegando a uma receita de R$ 4 milhões. Luan Gabellini, fundador da empresa junto com Felipe Cataldi, acredita que o negócio da empresa foi até favorecido pela desaceleração da economia.

“Quando a economia vai mal, as empresas investem em sistemas de gestão para conseguir acompanhar os números bem de perto e cortar custos. E, na mesma situação, há empresários que optam pelo e-commerce para vender, por ser um canal que envolve menos custos se comparado a uma loja tradicional”, diz.

Isso, claro, aliado a um produto de qualidade e preços competitivos.

Desde que a Betalabs entrou no mercado, em 2010, a meta era dobrar o faturamento a cada ano até 2016. O que vem de fato acontecendo. Para 2015, no entanto, a projeção foi reduzida para 70%.

No começo do ano passado, a empresa tinha na equipe cerca de 30 pessoas. Hoje são 40.

01 Digital
Assim como o Omelete encarou uma mudança de posicionamento estratégico, o mesmo fez a 01 Digital. No mercado desde 1996, até então especializada em serviços para internet, a empresa começou a visualizar uma nova forma de negócio, voltada para o segmento de dispositivos móveis: os aplicativos.

“Percebemos naquela época que o mercado de mobile só crescia, que cada vez mais gente comprava os aparelhos e usava serviços relacionados”, diz Guilherme Coelho, diretor executivo da 01 Digital.

Assim, em 2010 começou a migração.

Hoje, com 15 pessoas na equipe, a empresa foca seus serviços no desenvolvimento e lançamento de aplicativos. E, dentro desse universo, os apps direcionados ao público infantil são o forte da 01 Digital. Estão no portfólio da empresa os aplicativos da Galinha Pintadinha, do Palavra Cantada, do Cocoricó, do Bob Zoom, da Turma do Seu Lobato, de Os Pequerruchos… Uma lista e tanto. Muitos deles sucesso absoluto entre a criançada.

De toda a receita da empresa, 95% vêm dos aplicativos. “Ainda temos um legado de serviços de internet”, diz Coelho.

Em 2014, a 01 Digital faturou R$ 5 milhões, 80% mais que no ano anterior. Para 2015 a meta é chegar a R$ 10 milhões.

No começo deste ano, a empresa começou sua internacionalização com a abertura de um escritório em Buenos Aires, na Argentina. “Muitos dos nossos parceiros já produzem conteúdo em espanhol. Queremos levar conteúdo nacional para lá e também conhecer conteúdo de lá e trazer para cá.”