Assim como nas pistas, empreendedores devem estar atentos a vários fatores para terem êxito

Lewis Hamilton: carro ajustado, talento e esforço (Foto: Divulgação)

Via Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

São vários os fatores que levam um empreendedor ao sucesso. É preciso ter uma boa ideia, uma equipe engajada, saber vender e ter disciplina financeira, entre outras característica. O mesmo acontece na Fórmula 1. A diferença entre a vitória e o fracasso pode estar em milésimo de segundos.

Segundo Fábio di Giacomo, CEO da UM%, empresa de coaching, há várias lições que um empreendedor pode tirar da maior competição automobilística do planeta. E, além da atenção voltada para diferentes detalhes, ás vezes, o dono do próprio negócio precisa parar, assim como o carro de Fórmula 1. Confira:

1. Ajuste
Nas pistas de corrida, o acerto do carro é essencial para o sucesso. O mesmo acontece no escritório. Você deve estar “ajustado”. Suas emoções, crenças, pensamentos e planos devem ser os melhores para o sucesso da sua empreitada. Por outro lado, os fatores negativos devem ser, pelo menos, minimizados.

2.Talento e esforço
Giacomo afirma que empreendedores e pilotos de sucesso são, normalmente, indivíduos talentosos no que fazem. Mas ambos precisam se esforçar. Os dois precisam aprimorar seus conhecimentos a todo momento. Do contrário, são atropelados pela concorrência.

3. Faça um pit stop
Na Fórmula 1, é impossível completar uma corrida sem parar nos boxes. É nesse momento que ajustes rápidos são feitos e componentes com desgaste são substituídos. A trajetória de um empreendedor também exige alguns momentos de parada, para que você avalie sua vida, sua performance e o que deve mudar. Segundo di Giacomo, chegar ao final da corrida se arrastando não vale a pena.

4. Use o regulamento
Na Fórmula 1, os 10 primeiros colocados em cada prova pontuam. Ou seja, vencer é bom, mas nem sempre vale tudo para subir ao lugar mais alto do pódio. Forçar o carro sem paradas ou abdicar de uma estratégia pode comprometer o resultado final ao longo do tempo.

O empreendedor não quer ver sua empresa estourando o motor ou pneu durante o ano e são os pontos conquistados em todas as provas que podem garantir o título no final. Se a fase do seu negócio está ruim, lembre-se de que “a temporada não acabou”. E que é possível se recuperar.