Via Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Especialistas contam como o empreendedor deve agir em uma apresentação para investidores

marketing_viral_megafone (Foto: Shutterstock)

Ao se apresentar, seja assertivo e mostre confiança (Foto: Shutterstock)

Empreendedores temem investidores. Não à toa. Eles gerenciam o dinheiro e podem decidir o futuro de um negócio. Durante a 25ª Conferência Anprotec de Ambientes de Empreendedorismo e Inovação, evento que acontece até o próximo dia 23, em Cuiabá, no Mato Grosso, representantes de empresas de investimentos e escritórios de advocacia fizeram uma série de palestras para explicar aos empreendedores e pesquisadores como cativar os investidores em um pitch. Conheça, abaixo, as dicas:

1. “Meu negócio vai dar certo”
Ao se apresentar, seja assertivo e mostre confiança no produto ou serviço que você apresenta. Não fique falando “acho que meu negócio vai dar certo” ou que “a minha ideia talvez possa interessar”. Segundo Marcelo Almeida, do fundo Primatec, o empreendedor deve ser o mais confiante possível. “Se ele não acredita na própria ideia, porque um investidor deveria acreditar?”.

2. “Levamos processos e gestão a sério”
O investidor gosta de empreendedores não só apaixonados pelo próprio negócio. “Ele deve gostar de empreendedorismo como um todo. E mostrar isso. Como? Falando de administração levada a sério, de processos dinamizados, de inovação, de gestão de pessoas”, diz Clovis Benoni Meurer, sócio-diretor e superintendente da CRP Companhia de Participações.

3. “O time responde por 60% do negócio”
Mesmo que o empreendedor ainda esteja na faculdade, ele deve ter um time ao lado, com pessoas boas não só de negócios como de tecnologia, marketing, administração e finanças. “O empreendedor que faz um pitch e diz que é bom em tudo conta uma grande mentira”, diz Almeida. “O time responde por 60% da capacidade e potencial de um negócio. Os investidores sempre estão de olho nisso”, diz.

4. “Conheço o fundo e suas prioridades”
Antes de se apresentar para um investidor, o empreendedor deve buscar informações sobre o fundo. Todos divulgam informações na internet sobre seus negócios e regras. “O pitch não é o momento de pesquisar sobre para quem você se apresenta”, diz Marcelo Carrullo, consultor de empresas da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (Abvcap).

5. “Nossa papelada está em dia”
Durante um pitch, o investidor pode perguntar se a documentação da sua empresa está em dia. “É bom estar com os impostos pagos, as obrigações societárias documentadas, com os registros de propriedade intelectual em nome da empresa”, diz o advogado especialista em startups Guilherme Potenza, da Veirano Advogados. “Se tudo estiver ok, o investidor fica mais feliz e a grana para sua empresa chega mais rápido”, afirma.

*O jornalista viajou a convite da Anprotec.