Via Revista Pequenas Empresas & Grandes Negocios
Saiba qual característica faz as pessoas serem deixadas de lado pelas outras

Saiba o que isola alguém de um grupo (Foto: ThinkStock)
Há algumas pessoas que são admiradas por todos. É quase impossível não gostar delas. E, da mesma forma, tem gente de quem poucos gostam. Isso acontece porque eles se comportam de uma maneira que repele quem os rodeia. E muitas dessas características são comuns à grande maioria desses “odiados”.
Uma reportagem, originalmente publicada na “Inc.“, fala desses comportamentos. Saiba quais são. E, se você perceber que tem alguma das características citadas abaixo, saiba como mudar:
1. Os “odiados” culpam os outros
Esta é especialmente para quem é chefe, mas se enquadra, dependendo do caso, a qualquer pessoa. Há patrões que culpam seus empregados pelos erros, mas nunca se consideram responsáveis, mesmo que parcialmente, pela falha.
Por exemplo, se uma tarefa não foi entregue no prazo, a equipe tem culpa. Mas e se o chefe não orientou o time da melhor forma? A reportagem afirma que os líderes devem assumir os erros junto com a equipe. Faça isso.
2. Gabam-se demais
Não há problemas em se orgulhar de suas conquistas pessoais e das coisas que comprou. Pior são aqueles que, por serem muito egocêntricos, não conseguem ouvir os outros sem falar de si. Ambas são características que repelem os outros. Pare de se gabar e sempre ouça o que os outros têm a falar.
3. E interrompem os outros
“Cortar” a fala de alguém é muito indelicado. Naturalmente, isso não significa que interrupções nunca podem ocorrer – até podem, mas com parcimônia. Tenha bom senso e só faça alguém parar de falar quando for necessário.
4. Muito “mimimi”
A vida não está fácil para ninguém. E nem por isso todos ficam reclamando o tempo todo e dizendo como as coisas estão difíceis. Ficar de “mimimi” é bastante cansativo para quem te rodeia. É bem possível que sua situação nem esteja tão ruim assim. Pense no que está bom na sua vida e nas conquistas obtidas nos últimos tempos. Ser otimista faz bem.
5. Falta de tato ao criticar
Outro problema que compromete a relação entre patrões e empregados é a incapacidade de fazer críticas construtivas. A reportagem diz que as broncas são necessárias. E que sempre devem mostrar quais foram os erros e o que fazer para que eles não mais ocorram. Mais que isso é desnecessário e deselegante. Não seja rude e nunca, nunca, ofenda ninguém.
6. Remoem seus erros
Falhar é péssimo. Faz a pessoa se sentir um lixo. E é perfeitamente compreensível ficar mal. Mas não por muito tempo. O lado bom da falha é aprender com o erro e nunca mais cometê-lo. Ficar por aí remoendo o fracasso é prejudicial. E incomoda os outros.
7. E são muito medrosos
O medo, na medida certa, é bom. Faz com que não saiamos por aí fazendo idiotices. Em excesso, impede que as pessoas arrisquem – e, consequentemente, faz com que percam oportunidades. Não só nos negócios, mas na vida, ter ousadia é importante.
Quem não tenta nada novo é visto como chato. Por isso, pelos outros e por você mesmo, saia da zona de conforto e arrisque para conquistar seus sonhos.
Muito bom, abriu a minha mente
Me trouxe conhecimento grande
Sabe, eu sempre tendo ser alguém melhor, dou devida educação a todos e evito xingar em espaços públicos, ajudo os outros q a pedem, e n consigo compreender; porquê me odeiam? Falam do meu corpo e me tratam como verme, saem dizendo como eu sou horrível e falsa, porém se perguntar o porquê a algum deles, nunca tem respostas, n sou do tipo de pessoa q se gaba, muito menos q n ouve, acho até msm q sempre acabo sendo deixada de lado. N os culpo são apenas adolescentes fazendo idiotices, mas tbm sou um, pq não me encaixo?