Existem duas principais matrizesde apoio à análise de portfólio de produto: Matriz BCG e Matriz GE.

 

MATRIZ BCG

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Método desenvolvido pelo Boston Consulting Group e utilizado para avaliar o portfólio de produtos e negócios.

 

A Matriz BCG baseia-se no ciclo de vida do produto e pressupõe que, para garantir a criação de valor de longo prazo, a empresa deve possuir tanto produtos de alta taxa de crescimento quanto produtos que não tenham tanto potencial futuro, mas que gerem forte caixa em curto prazo – normalmente financiando produtos de potencial futuro.

 

A Matriz BCG estatutura-se em duas dimensões:
• Taxa de crescimento do mercado
• Posição relativa no mercado

 

Dessa forma, entende-se que quanto maior a taxa de crescimento e posição relativa, melhor para é a situação da empresa.

 

Os quatro quadrantes da Matriz BCG definem os produtos ou negócios em:
• Estrelas (mercado em alto crescimento e forte posição da empresa, usam grande quantidade de recursos por serem líderes de mercado, mas também geram muito caixa)
• Interrogações (mercados de alto crescimento, exigindo grandes investimentos, mas gerando pouca receita em função da baixa posição da empresa)
• Vacas leiteiras (mercado de baixo crescimento, forte posição da empresa, produtos com baixo investimento, e crescimento de mercado baixo, com geração de receita alta em função da posição da empresa, produtos de maior lucratividade)
• Cachorro (mercado de baixo crescimento e baixa posição da empresa, os produtos devem ser minimizados e liquidados)

 

 

MATRIZ GE

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A Matriz da General Eletric (GE), desenvolvida pela McKinsey e Co. é outra ferramenta bastante utilizada para avaliar portfólio de produtos. Ela busca avaliar o portfólio da empresa considerando as forças e a atratividade de mercado de cada produto e serviço.

 

Os fatores que afetam a atratividade do mercado podem ser:
• Tamanho do mercado
• Taxa de crescimento
• Tendências dos preços no mercado
• Intensidade da competição
• Riscos na indústria

 

Já os fatores que afetam a força do negócio, podem ser
• Marca
• Tamanho do mercado conquistado
• Lealdade do cliente
• Superioridade do produto em relação ao dos concorrentes
• Vantagens de custo em relação aos concorrentes
• Exclusividade
• Capacidade de distribuição