Existem diversos métodos para a avaliação da viabilidade de investimentos. A escolha do método depende dos objetivos do negócio. Por exemplo: empreendedores com uma visão de curto prazo em relação a determinado investimento, provavelmente optarão pelo pay back, enquanto empresários com uma visão de longo prazo preferirão utilizar o valor presente líquido (VPL) ou a taxa interna de retorno (TIR).

 

Pay back
Tempo necessário para obter o retorno do caixa investido no negócio.

 

Valor presente líquido (VPL)
Tempo tem influência sobre o valor do dinheiro. O VPL de um negócio equivale a todos os fluxos de caixa que ele pode vir a gerar para os sócios no futuro, devidamente trazidos a valor presente. Espera-se, no entanto, que o negócio continue em atividade por muito tempo depois disso, acompanhando a evolução da economia (taxa de crescimento de longo prazo).

 

É necessário, então, calcular o valor presente de todos os fluxos futuros a partir do ano em que se encerram as projeções financeiras (ano de maturidade). Esse valor é denominado perpetuidade.

 

Existem várias fórmulas para o cálculo da perpetuidade. A mais simples (e menos precisa) é a seguinte:
Perpetuidade: fluxo de caixa do ano subsequente às projeções/custo de capital (15%).

 

Taxa interna de retorno (TIR)
Técnica alternativa de suporte à decisão de investimentos. Representa a taxa de retorno obtida pelos investidores ao longo de toda a vida do projeto ou negócio. Em outras palavras, a TIR é a taxa de retorno que iguala o VPL a zero.

 

Como critério de decisão de investimentos, a TIR deve ser maior ou igual ao custo de capital para o projeto ser considerado atrativo.

 

Outra forma mais prática de calcular a TIR é utilizar a fórmula do Excel – TIR [valores; estimativa] –, sendo: Valores = fluxos de caixa para toda a vida do projeto (incluindo o valor de investimento e a perpetuidade). Estimativa = um valor tentativo para o que achamos ser o valor aproximado da TIR.

 

Na maior parte dos casos, a TIR e o VPL levarão às mesmas decisões de investimento. Por ser expressa em termos percentuais, a TIR é mais intuitiva e pode ser comparada com as taxas de juros de outras aplicações. O VPL é vantajoso quando há restrições de capital e diversas opções de investimento disponíveis.