A premissa da Visão Baseada em Recursos (VBR) é que as empresas diferem entre si em um aspecto fundamental: seu agrupamento de recursos, que é conformado de forma particular e única para cada uma delas.

 

De acordo com a literatura da VBR, os recursos de uma empresa podem ser de 3 tipos:
• Ativos tangíveis (ativos visíveis, como máquinas, instalações etc.)
• Ativos intangíveis (incluem marca, cultura, conhecimento tecnológico, etc.)
• Capacitações organizacionais (habilidades específicas da organização como um todo ou de suas partes, originadas em complexas combinações de ativos, pessoas e processos das organizações – os recursos chave na vantagem competitiva, segundo Proença (1999))

 

Os autores Collins e Montgomery (1997) entendem que a área de criação de valor da empresa é determinada pela interseção de 3 critérios:
• Demanda – o valor do recurso está diretamente relacionado à sua capacidade de atender a uma necessidade de mercado a um custo aceitável
• Escassez – quanto mais difícil for para a concorrência reproduzir ou replicar um recurso mais contribuirá para a vantagem competitiva
• Apropriabilidade – mede a capacidade de se apropriar dos lucros e rendimentos produzidos por um determinado recurso

 

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Saiba mais:
Dinâmica Estratégica sob uma Perspectiva Analítica: Refinando o Entendimento Gerencial (de A. Proença) – Arché, n.23, ano VIII, pp.95-134, 1999.
Corporate Strategy: Resources and the Scope of the Firm (de D.J.Collins e C.A.Montgomery) – Illinois: Irwin/McGraw-Hill, 1997.

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