No dia 09 de maio, durante a abertura da Rio Money Fair, o presidente do Instituto IBMEC, Thomás Tosta de Sá, fez um discurso inspirador para o cenário econômico nacional. Segue abaixo o discurso na íntegra:

“Inicialmente quero agradecer o patrocínio da [B]³ e o apoio do Sebrae Nacional e das demais entidades que nos prestigiaram.

 

Agradeço também aos nossos expositores, palestrantes e toda nossa equipe que viabilizaram a realização da nossa Rio Money Fair –A Feira do Dinheiro.

 

E não posso deixar de mencionar o apoio da revista RI-Relações com Investidores, da Mara Luquet, da GloboNews Em Pauta e do jornal Monitor Mercantil que deram divulgação ao nosso evento.

 

Cumprimento meus companheiros de mesa e agradeço terem aceito o convite para essa abertura.

 

A escolha do local é significativa, pois aqui funcionou a maior bolsa de valores do Brasil, a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, que no final da década de 60 era responsável por 95% do volume de bolsa no Brasil. Infelizmente em 1989, fruto de uma operação de um grande manipulador do mercado, ela quebrou. Quando presidente da CVM, de dezembro de 1993 a agosto de 1995, fiz questão de levar esse processo a julgamento impondo a maior punição do mercado até então.

 

A CVM, reguladora do mercado de capitais,precisa contar com nosso apoio para obter uma maior independência administrativa e financeira, assim como as demais agências reguladoras, para efetivamente exercerem sua obrigação de informar, educar, fiscalizar e penalizar exemplarmente.

 

Aproveito para justificar a ausência nessa abertura de meu amigo e presidente da CVM, Leonardo Pereira, que não pôde comparecer pois está presidindo a 4ª Edição da Semana Nacional de Educação Financeira e está muito bem representado por seu diretor Henrique Machado.

 

A Rio Money Fair – A Feira do Dinheiro se realiza num momento difícil por que passam os três poderes da Republica: Executivo, Legislativo e Judiciário. As operações do mensalão, e agora do lava jato, são um marco na quebra da impunidade que marcou a historia desse país desde os tempos coloniais, condenada nos sermões de padre Antonio Vieira, no princípio do século XVII: ”No Brasil só os pretos e os índios vão para a cadeia”.

 

Estamos num momento especialmente desafiador. As incertezas se reduziram, mas o governo tomou consciência de que as reformas estruturais são a principal barreira à redução da taxa de juros e ao desenvolvimento do País. A aprovação no Congresso da Proposta de Emenda à Constituição do Teto de Gastos e o encaminhamento das Reformas da Previdência e Trabalhista deixam evidente a mudança do modelo de desenvolvimento que vinha sendo perseguido pelo governo passado.

 

As decisões mais recentes do BNDES de modificar seu modelo de financiamentos, fruto de uma falta de recursos do Tesouro Nacional, a eficiente politica do Banco Central de controle da inflação que tem permitido uma redução gradual da taxa de juros e o recente aumento do financiamento das empresas via mercado de capitais indicam que estamos no rumo certo.

 

Neste cenário o Instituto IBMEC vem manifestar seu otimismo com as perspectivas de médio longo prazo do pais. Consciente de que cabe a sociedade participar do esforço do governo de reverter o clima de pessimismo que prevalece no pais o Instituto IBMEC idealizou a Rio Money Fair para apresentarmos e discutirmos com o Governo e a Sociedade um novo modelo de desenvolvimento econômico e social baseado no aumento da produtividade e da solidariedade dos agentes da economia.

 

Desenvolvimento econômico sustentado só é possível com o aumento de produtividade dos fatores de produção:

 

  1. Capital humano pela educação e capacitação das pessoas
  2. Capital financeiro pela alocação eficiente dos recursos via o mercado de capitais
  3. Capital de recursos naturais através do respeito ao meio ambiente

 

Wiston Churchill costumava dizer que na politica ele não gostava da democracia mas que não havia nenhum modelo politico melhor do que ela e que na economia preferia o capitalismo ao socialismo porque era melhor distribuir riqueza para poucos do que pobreza para todos.

 

Quando defendemos aumento de produtividade e de solidariedade buscamos um modelo capitalista mais solidário entre todos os fatores de produção que permita que o lucro seja melhor distribuído entre todos, fruto de bons investimentos, resultando na distribuição da riqueza para todos.

 

Os painéis da programação do auditório e da sala de reuniões Arco do Teles que todos receberam é a contribuição da Rio Money Fair de 2017, que esperamos ver incluída no calendário Rio de Janeiro a Janeiro para o equacionamento dessas respostas.”