Antes de analisar a gestão de processos e produção, é importante conhecer o conceito de cadeia de valor.

 

Valor pode ser entendido como o montante que os compradores estão dispostos a pagar por aquilo que uma empresa lhes fornece (Porter, 1989). A cadeia de valor de uma empresa e de um setor pode ser entendida como o conjunto de atividades criadoras de valor, desde as fontes de matérias primas básicas, passando por fornecedores de peças e componentes, até o produto final, entregue nas mãos do consumidor final.

 

As atividades da cadeia de valor são interligadas direta ou indiretamente, e o estudo da cadeia permite entender as fontes de vantagem competitiva da organização, de modo a priorizar as atividades que aumentem o valor agregado do seu bem de produção e melhorar, ou até eliminar, as atividades que não acrescentam valor final ao bem.

 

Cada empresa deve poder enxergar em sua cadeia de valor, o quanto cada uma de suas atividades agrega direta ou indiretamente valor ao produto final.

 

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Saiba mais:
Vantagem Competitiva – criando e sustentando um desempenho superior (de M.E.Porter) – 1a. edição, Rio de Janeiro, editora Campus, 1989.
The Competitive Advantage of Nations (de M.E.Porter) – New York: Free Press, Macmillan, 1989.

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