A estrutura organizacional é a soma dos “fragmentos” do trabalho executado na empresa, que foi dividido em tarefas distintas, com a definição da relação entre cargos, postos e funções de modo hierárquico (Mintzberg, 2003).

 

Por sua vez, Chiavenato (2004) define um cargo como sendo uma unidade da organização, e que consiste em um conjunto de deveres e responsabilidades que o tornam separado e distinto dos demais cargos. Na realidade, os cargos constituem os meios pelos quais a empresa aloca e utiliza os seus recursos humanos para alcançar objetivos organizacionais por meio de determinadas estratégias.

 

A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) define flexibilidade, resposta rápida e aprendizado organizacional da seguinte forma:
• Flexibilidade – capacidade da organização adaptar-se às transformações no ambiente externo (mercado, economia, regulamentações, fatores sociais) e no ambiente interno (processos)
• Resposta rápida – capacidade da organização de reagir rapidamente aos estímulos e às demandas decorrentes das transformações nos ambientes externo e interno
• Aprendizado organizacional – capacidade da organização de buscar e alcançar um novo nível de conhecimento por meio de percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências, alterando princípios e conceitos aplicáveis a práticas, processos, sistemas, estratégias e negócios, e produzindo melhorias e mudanças na organização

 

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Saiba mais:
Criando Organizações Eficazes: estruturas em cinco configurações (de H.Mintzberg) – 2a. edição. São Paulo: Atlas, 2003.

Gestão de Pessoas (de I.Chiavenato) – 2a. edição. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2004.

Estruturas Organizacionals Modelos (de Djair Picchiai) – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), 2010.

 

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