Via Época Negócios

O Facebook lançou nesta quarta (14) o Facebook for Work, um serviço que tenta introduzir ferramentas populares suas, como a linha do tempo e o Messenger, dentro do ambiente corporativo.

O Facebook at Work estará disponível como um aplicativo independente para iOS e Android chamado Work e uma versão específica do site para navegadores. Antes de ser lançado, o serviço ficou em testes limitados dentro de empresas ao redor do mundo.

Em vez de uma draga de produtividade, o Facebook pretende se apresentar como uma ferramenta para ajudar os funcionários a se comunicarem e organizarem melhor. Para isto, a rede social “desacoplou” serviços populares e criou um ambiente privativo acessado só pelos funcionários de uma companhia.

Lá, eles podem organizar grupos de discussão, trocar mensagens, compartilhar conteúdos e agendar eventos. O funcionário pode conectar sua conta do Facebook à do Facebook for Work ou criar outra totalmente separada.

O Facebook entrará no mercado de plataformas de comunicação e colaboração destinadas só às empresas, um setor onde quem reina é o Microsoft e o Google. Há, no entanto, startups que vem ganhando bastante relevância no setor, como a Slack, serviço de comunicação interna fundada porStewart Butterfield, o sujeito que também criou o Flickr. Com um ano, a Slack atingiu valor de mercado de mais de US$ 1 bilhão.