O orçamento e o demonstrativo de fluxo de caixa têm o objetivo de assegurar que há disponibilidade de caixa para manter as operações nos níveis esperados e identificar com antecipação eventuais superávits ou déficits de caixa para tomada de decisões em tempo hábil.

 

 

A lógica do ciclo de controle é a mesma do sistema orçamental explicado anteriormente. No entanto, devido à elevada volatilidade dos movimentos de caixa, a periodicidade do orçamento de caixa tende a ser maior (mensal ou mesmo semanal).

 

 

Diagrama do fluxo de caixa

 

Observe, também, que a terminologia utilizada para as diversas rubricas do fluxo de caixa é diferente daquela utilizada na demonstração de resultados. O fluxo de caixa não tem nenhuma rubrica denominada vendas, mas possui uma conta chamada recebimentos de devedores. Os valores são diferentes, já que nem todas as vendas efetuadas durante o ano são recebidas nesse mesmo ano. O mesmo raciocínio aplica-se a todas as outras contas do fluxo de caixa. Para efeito de caixa, só interessam recebimentos e cobranças efetivamente ocorridos durante o período.

 

 
Para ver uma planilha modelo de fluxo de caixa disponibilizada pelo Sebrae, clique aqui.