Estratégia Nacional de Acesso ao Mercado de Capitais

Com o objetivo de comunicar, informar, educar e capacitar poupadores, investidores, empreendedores, empresários e distribuidores brasileiros, o Instituto IBMEC lançou a Estratégia Nacional de Acesso ao Mercado de Capitais buscando mobilizar as entidades do setor em todo o País. Para tanto, prioriza a construção de portais na internet – como este, institucional, e o Portal do Empreendedor – e a criação de Institutos e Núcleos Regionais. Em relação a estes últimos, dois já são realidade: o Instituto Mineiro de Mercado de Capitais e o Núcleo Cearense de Mercado de Capitais. 

 

 

O Instituto IBMEC, com apoio de entidades de classe, realizou no dia 27 de novembro de 2012, no Rio de Janeiro, o Fórum Acesso ao Mercado de Capi- tais. No evento foram apresentados dados sobre o estágio atual do mercado e colhidas sugestões visando à sua ampliação.
O Mercado de Capitais precisa se firmar como a principal alavanca para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, ampliando a oferta de emprego, mais recursos para as empresas e mais opções de investimentos. O mercado brasileiro é um dos mais bem regulados do mundo, mas ainda há questões a serem resolvidas. A redução das taxas de juros, por sua vez, cria um novo ambiente ainda mais favorável à expansão do mercado.Esses temas estarão em debate no fórum, com a participação das principais lideranças do setor. No mesmo evento será prestada homenagem a Walter Moreira Salles, primeiro presidente do IBMEC e que completaria 100 anos em 2012.

 

DESAFIOS E OPORTUNIDADES

 

O Fórum Instituto IBMEC Acesso ao Mercado de Capitais tomou como referência alguns obstáculos existentes no mercado brasileiro para a expansão da economia, geração de empregos e novas oportunidades de investimentos:

O elevado custo de capital das empresas brasileiras e a limitação de recursos para financiar seus investimentos estão entre os principais fatores que limitam sua competitividade e capacidade de crescimento.
A maioria das empresas é de capital fechado e existem indicações de que somente as companhias abertas e algumas das maiores empresas fechadas con- seguem obter recursos de capital com custos compatíveis com o retorno de seus ativos.

O Mercado de Capitais brasileiro, conta com a melhor regulação entre os emergentes, tem condições de oferecer menores custos de capital e tem poten- cial de recursos para contribuir de modo significativo para reduzir o custo de capital da empresa brasileira.
Atualmente o número de companhias abertas listadas é pequeno e poucas empresas fechadas se beneficiam do acesso ao mercado.
A redução da taxa de juros, as novas regras de tributação, o projeto do Novo Mercado de Renda Fixa e o Bovespa Mais podem produzir forte crescimento do Mercado de Capitais desde que sejam criadas condições de acesso para empresas de menor porte e para o desenvolvimento de mercado de dívida privada de longo prazo.