FAPEMIG é a agência de indução e fomento à pesquisa e à inovação científica e tecnológica do Estado de Minas Gerais. Compete à Fundação apoiar projetos de natureza científica, tecnológica e de inovação de instituições ou de pesquisadores individuais, que sejam considerados relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do Estado.

 
Mais informações sobre a Fapemig, incluindo diretrizes e procedimentos gerais, modalidades de fomento, bolsas de pesquisa, etc, podem ser acessados no Manual da FAPEMIG.

 

Programa Inventiva (em parceria com BDMG, Sebrae/MG e FIEMG/IEL)

 

Programa que tem como objetivo apoiar a construção de protótipos de produtos inovadores no Estado de Minas Gerais.
Os projetos devem ser executados no prazo de até 12 meses.

 
Áreas de abrangência/Projetos apoiáveis:
Propostas visando apoio para a construção de protótipos de produtos inovadores, desde que comprovem o depósito de pedido de patente de invenção, modelo de utilidade ou desenho industrial junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

 

Público alvo:
Microempresa e empresa de pequeno porte, inventores vinculados a Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs), sediadas no Estado de Minas Gerais, inventor independente, pessoa física residente no Estado de Minas Gerais, sem vínculo empregatício com instituição pública ou privada.

 

Itens apoiáveis:
Material de consumo nacional, material de consumo importado e serviços de terceiros.

 
Valor:
Até R$ 50 mil por projeto. Todos os itens necessários ao desenvolvimento da proposta devem estar previstos na submissão da proposta.

 
Contrapartida:
São exigidas contrapartidas econômicas e/ou financeiras mensuráveis, de no mínimo 10% do valor total.

 

Tecnova (em parceria com Finep)

 

Programa com o objetivo de financiar propostas de microempresas e empresas de pequeno porte, sediadas no Estado de Minas Gerais, para o desenvolvimento de produtos e/ou processos inovadores, com risco e conteúdo tecnológico e, dessa forma, promover o aumento das atividades de inovação e da competitividade das empresas.

 

O último edital da FAPEMIG para o programa Tecnova foi lançado em 2013.

 

Mais informações sobre o Programa Tecnova.
Recursos não reembolsáveis >> Finep >> Programa Tecnova

 

Áreas de abrangência/Projetos apoiáveis:
Projetos de inovação nas seguintes linhas temáticas:
• Agronegócio
• Biotecnologia
• Eletroeletrônico
• Energias alternativas
• Meio ambiente
• Mineral metalúrgico
• Petróleo e gás
• Tecnologia da Infomação e Comunicação (TIC)

 

Público alvo:
Microempresas e empresas de pequeno, individualmente ou associada a outra microempresa e empresas de pequeno porte ou a uma univerisdade ou a um centro de pesquisa, sediadas no Estado de Minas Gerais.

 

Diretrizes:
A microempresa ou empresa de pequeno porte deve, obrigatoriamente, indicar uma gestora cadastrada junto à FAPEMIG, para gerenciamento dos recursos a serem liberados para a proposta aprovada.

 

Itens apoiáveis:
O valor solicitado pode contemplar os seguintes itens de despesa:
• Equipamentos e material permanente
• Material de consumo
• Serviços de terceiros necessários à execução técnica do projeto
• Consultoria (apoio técnico para o desenvolvimento ou aprimoramento de novos produtos e/ou processos, limitada a 20% do total da proposta)
• Compartilhamento de laboratórios, equipamentos, instrumentos, materiais e demais instalações das universidades e centros de pesquisas
• Software
• Passagens e diárias
• Bolsas (nas modalidades Gestão em Ciência e Tecnologia e/ou Desenvolvimento Tecnológico Industrial e/ou Apoio Técnico)
• Manutenção de equipamentos
• Despesas acessórias de importação

 

Os valores relativos a equipamentos, material permanente e a bolsas estão limitados no todo a 40% do valor total da proposta.

 

Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (PAPE 1)

Programa com o objetivo de estimular a inovação em empresas por meio da interação com pesquisadores e instituições de pesquisa. O programa financia projetos que apresentem soluções tecnológicas de impacto social ou comercial, que possam ser inseridos no mercado e tenham sido desenvolvidos por empresas de Minas Gerais.

 

Os projetos de inovação devem ser nas áreas prioritárias definidas em edital.

 

Público alvo:
Preferencialmente micro e pequenas empresas de base tecnológica sediadas no Estado de Minas Gerais.

 

Diretrizes:
A concessão dos recursos acontece com base na aprovação de projetos de inovação tecnológica que possam melhorar a competitividade de produtos fabricados no Estado de Minas Gerais.