ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial
A Agência foi criada pelo governo federal, em 2004, com o objetivo de promover a execução da política industrial, em consonância com as políticas de ciência, tecnologia, inovação e de comércio exterior. Ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), atua como elo entre o setor público e privado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país por meio de ações que ampliem a competitividade da indústria.
www.abdi.com.br

 

ABVCAP – Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital
É uma entidade sem fins lucrativos em atividade desde o ano 2000, que visa o desenvolvimento da atividade de investimento de longo prazo no país, nas modalidades abrangidas pelos conceitos de private equity, venture e seed capital. Como entidade representativa da indústria de capital empreendedor, a ABVCAP defende os interesses dos integrantes da indústria junto a instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, em busca de políticas públicas cada vez mais favoráveis ao fomento desses investimentos no país.
www.abvcap.com.br

 

CVM – Comissão de Valores Mobiliários
A CVM exerce suas funções a fim de assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balcão, e proteger os titulares de valores mobiliários contra emissões irregulares e atos ilegais de administradores e acionistas controladores de companhias ou de administradores de carteira de valores mobiliários. Também tem o objetivo de evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulação destinadas a criar condições artificiais de demanda, oferta ou preço de valores mobiliários negociados no mercado. A CVM também assegura o acesso do público a informações sobre valores mobiliários negociados e as companhias que os tenham emitido, e promove a expansão e o funcionamento eficiente e regular do mercado de ações, estimulando as aplicações permanentes em ações do capital social das companhias abertas.
www.cvm.org.br

 

FGV – Fundação Getúlio Vargas
Líder na criação e no aperfeiçoamento de ideias que contribuem para o desenvolvimento nacional, a FGV investe e estimula a pesquisa acadêmica. Os temas abrangem a macro e microeconomia, finanças, direito, saúde, previdência social, pobreza e desemprego, poluição e desenvolvimento sustentável. Também são mantidos programas de pesquisa em história, ciências sociais, educação, justiça, cidadania e política. A Fundação realiza, ainda, trabalhos sob encomenda para o setor público, iniciativa privada e organismos internacionais, como o Banco Mundial. Além disso, por meio do IBRE – Instituto Brasileiro de Economia, gera e divulga, como bens públicos, indicadores e relatórios que contribuem para o direcionamento da economia brasileira.
www.fgv.br

 

Instituto IBMEC
O IBMEC – Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais foi criado em 1970, pela antiga Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, como entidade independente, sem fins lucrativos, e com ampla autonomia operacional. Os objetivos originais eram sintetizados em dois focos: difundir e fomentar o mercado de capitais, e promover formação e aprimoramento de pessoal técnico. Para atingir a primeira das finalidades, o IBMEC sempre desenvolveu projetos, estudos, pesquisas e publicações. A segunda era suprida pela elaboração de cursos variados, inclusive a implantação de um pioneiro MBA em finanças no Brasil, contribuindo para a formação profissional dos indivíduos envolvidos com o mercado de capitais no país. A partir de 1999 a atividade educacional do IBMEC, por questões tributárias, deu causa a uma cisão, em que o Instituto IBMEC manteve as características de entidade sem fins lucrativos, dedicada à tarefa institucional de fomentar o mercado de capitais. E foi criada a Ibmec Educacional S/A sob a mesma marca, mas sem quaisquer vinculações societárias, para explorar os negócios no campo educativo.
http://ibmeclabrpmcom.com.br/

 

IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores
O IBRI foi criado em junho de 1997 com o objetivo de valorizar o papel da comunidade de profissionais de relações com investidores no mercado de capitais brasileiro, e contribuir para seu fortalecimento e aperfeiçoamento. É uma associação sem fins econômicos, que já congrega cerca de 500 profissionais – pessoas físicas, ligadas direta ou indiretamente à área de R.I. de algumas das principais companhias do país. O IBRI e a Apimec coordenam o CODIM – Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado – do qual participam outras 10 entidades do mercado. O CODIM é um órgão supra institucional que objetiva disseminar as melhores práticas de divulgação de informações pelas empresas.
www.ibri.org.br

 

Outros links úteis:
ANPEI – Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras
www.anpei.org.br

 

BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
www.bndes.gov.br

 

Capital Semente Online
www.capitalsemente.com.br

 

CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
www.cnpq.br

 

Endeavor Brasil
www.endeavor.org.br

 

FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos
www.finep.gov.br

 

Floripa Angels
www.floripaangels.org

 

Fundo Criatec – fundo de capital semente
www.fundocriatec.com.br

 

Gávea Angels
www.gaveaangels.org.br

 

Instituto Educacional BM&FBOVESPA
educacional.bmf.com.br

 

Portal Inovação
www.portalinovacao.mct.gov.br

 

Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
www.sebrae.com.br

 

Anprotec – Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores
www.anprotec.org.br

 

Cietec Inovação e Empreendedorismo
www.cietec.org.br

 

Anjos do Brasil
www.anjosdobrasil.net