Os processos podem ser descritos como ordens específicas de atividades de trabalho realizadas ao longo do tempo com um lugar definido, com início e fim, e com entradas e saídas claramente identificadas (Davenport, 1993). Eles estão relacionados a materiais, informações, capital, conhecimento, ideias ou qualquer outro objeto da empresa, e servem de base para controle e melhorias.

 

Mapeamento de Processos
O mapeamento de processos tem por objetivo sugerir soluções para possíveis problemas por meio do desenho, ou redesenho, de processos. No mapeamento busca-se identificar o fluxo de atividades que compõem os processos, de forma a estabelecer um encadeamento para a produção do produto ou serviço, valor agregado ou requisitos associados a um processo.

 

A concepção de um mapa de processos deve partir do modelo de negócio estabelecido para a organização, desdobrando-se dos processos mais agregadamente estabelecidos (macroprocessos) até o menor agrupamento de atividades dentro de um objetivo comum associado a requisitos ou componentes do produto ou serviço. O mapeamento das condições atuais da organização deve mostrar como o processo ocorre no momento presente, detalhando as falhas, os pontos de sucesso, os desperdícios e as ineficiências existentes.

 

Quanto mais bem levantados e modelados os fluxos de atividades, entradas, saídas, informações e recursos, melhor será a capacidade da organização de agregar valor para as partes interessadas,e propor melhorias e inovações sobre produtos e processos.

 

As ferramentas de modelagem de processos mais utilizadas estão na figura abaixo:

 

 

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Ferramentas de modelagem adotadas pelas organizações
(Fonte: www.elogroup.com.br)

 

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Saiba mais:
Reengineering Work through Information Technology (de T.H.Davenport) – Boston: Harvard Business School Press, 1993.

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