Via Shopify, on “Don´t make these 7 mistakes in your ecommerce ”.

Construir um negócio online pode ser difícil, especialmente se é sua primeira vez. No entanto, só porque é sua primeira vez não significa que você precisa cometer todos os erros de iniciantes. Existe um famoso ditado que diz “Somente um tolo aprende com seus próprios erros. O sábio aprende com os erros dos outros”.

Vamos observar sete dos erros mais comuns que os novatos no mundo do e-commerce cometem para que você possa evitá-los.

1. A mentalidade do “Se você criar, eles virão”

Não. Eles não virão. Criar seu negócio (e gerar visitas na sua página) demanda tempo, energia e esforço. De acordo com o Internet Live Stats, a internet tem aproximadamente 1,202,012,086 de websites nesse exato momento e, segundo o WorldWideWebSize, pelo menos 4.44 bilhões de páginas. Reflita sobre isso por um momento. Quando você criar sua loja, você vai ser o site número 1,202,012,087. Como as pessoas vão te encontrar?

Construir o site mais bonito e enchê-lo de produtos maravilhosos não vai fazer os clientes aparecerem.

Quando você começa um negócio, você precisa perceber que o lançamento da sua loja é apenas o primeiro passo em uma grande jornada para construir o seu negócio. Existem muitos passos que vem logo depois do seu lançamento.

2. Sem logomarca

A logomarca é geralmente a primeira coisa que um visitante vê e uma das primeiras impressões sobre sua loja online. A maioria, se não todas as plataformas de e-commerce vão exibir o nome da sua loja com formatação padrão se você não subir sua logomarca, mas isso não é suficiente.
Então por que tantas pessoas lançam lojas online sem logomarcas?

Geralmente porque a maioria das pessoas ainda acredita que para conseguir uma boa logomarca eles precisam encontrar um designer e gastar fortunas. E isso não é verdade. Existem diversas possibilidades online para criação de logomarca, como a We Do Logos, portanto não há razão para que sua loja online esteja usando uma formatação padrão no lugar da logomarca.

3. Nenhuma influência social e forçar influência social

Todos sabemos que influência nas redes sociais pode ajudar com conversões. Não é pela falta de tentativa que muitos novos comerciantes estão falhando, no entanto. Na maioria das vezes, a influência social está sendo implementada do jeito errado, ou está sendo forçada.

Vamos analisar algumas maneiras que você pode implementar influência social de maneira errada e por que isso causa mais prejuízos do que benefícios:

Reviews. Que reviews?

Pensamos frequentemente que adicionar reviews à nossa loja online é uma grande coisa e que vai ajudar nas conversões. Enquanto as reviews podem levar ao aumento das conversões, se implementadas na hora errada, elas podem também levar ao resultado oposto.

Quando você está começando, considere segurar um pouco a sessão de reviews em cada página de produto até que você tenha clientes que você pode pedir esse tipo de informação. Isso é especialmente importante se você tem um grande catálogo de produtos.

Enquanto visitante, olhar uma loja ou página de produto que tem uma sessão de reviews e nenhuma review por lá pode ser motivo de preocupação. Por que não tem review nenhuma? Será que alguém já comprou esse produto antes? Isso causa exatamente a influência social oposta e leva os clientes a questionar se deveriam comprar alguma coisa com você.

Diversas contas nas redes sociais e nenhum seguidor

Assim como as reviews, muitos compradores online usam as redes sociais como indicador de confiança quando fazem compras pela primeira vez em determinada loja. Você pode estar em cada rede social existente, mas se você não tem seguidores ou engajamento, pode acabar se prejudicando mais do que beneficiando.

Então qual a solução? Ao invés de exibir todas as redes sociais que você participa, comece com uma e trabalhe na construção de um público considerável ali. Conforme você começa a construir esse grupo, você pode adicionar novas redes. Isso tamém te ajuda a ter foco e explorar melhor os benefícios de cada canal, ao invés de espalhar seus esforços.

4. Não ter uma página do ‘Sobre’ ou de ‘Contato’ apropriada

Muitos donos de lojas acabam subestimando o potencial de vendas da página do ‘Sobre’. Dê uma olhada nas suas métricas e é bem provável que você descubra que sua página do ‘Sobre’ é a segunda mais visitada ou está pelo menos no top 3. Isso significa que essa página é importante para os visitantes. E mesmo sendo extremamente importante, muitos comerciantes tendem a ignorá-la. Não faça isso.

Agora vamos dar uma olhada em alguns dos maiores erros que as pessoas cometem nas suas páginas do ‘Sobre’ e de ‘Contato’:

Nenhuma história – Quem exatamente é você? Como sua loja foi criada? Qual a história do seu produto? Como ele é feito? Você não precisa criar uma história elaborada, no entanto, alguns parágrafos que ajudam o cliente a se conectar com você são extremamente benéficos.

Sem detalhes do local – Sim, você é uma loja online, mas isso não significa que as pessoas não procuram endereços Muitos visitantes ainda querem saber onde você está localizado e de onde seus produtos vem. Para muitos visitantes, é uma questão de confiança, para outro, é saer se eles precisam considerar outros custos, caso seu produto venha de outro país.

Usar um email genérico – Sim, o Gmail é ótimo, mas isso não conta para o seu negócio. Diversos comerciantes iniciantes acabam usando um email genérico aleatório. O que isso siginifica para os clientes? Tire um tempo para criar um domínio apropriado (suamarca.com) e defina um endereço de email que permita que seus clientes percebam que você está ali para a longa jornada.

5. Não considerar uma estratégia de SEO

Provavelmente o problema mais comum com as novas lojas online é não fazer nenhum trabalho de monitoramento ou não fazê-lo corretamente. Não é nenhum trabalho científico, mas também não é tarefa fácil. Juntando com o fato de que SEO pode demorar um pouco até mostrar algum sinal de sucesso e acabar sendo uma completa reflexão tardia para a maioria dos novos comerciantes online.

O fato é que uma estratégia de SEO é bastante necessária e pode ser uma das ferramentas mais poderosas enquanto continua trazendo tráfego direcionado para o seu site, dia após dia. Diferente de canais como Facebook e Google Adwords, que podem parar de gerar tráfego no segundo que você para de pagá-los.

Você pode listar nesse momento as 10 palavras-chave que você vem tentando atingir a longo prazo? Se você não consegue, é hora de pensar sobre sua estratégia de SEO e de palavras-chave.

6. Focar em coisas demais

Ter um negócio é difícil e complicado. Imagine um neurocirurgião fazendo várias cirurgias ao mesmo tempo. Seria um desastre! O mesmo serve para a construção de um negócio. Claro, não é a vida de ninguém em risco, mas é a vida do seu negócio.

Muitas vezes empreendedores ficam dispersos, perseguindo suas caudas, procurando o próximo app ou a nova tática de crescimento rápido, ao invés de simplesmente terminar o que eles começaram. Isso leva a uma abordagem dispersa que dificilmente vai trazer algum resultado positivo ao negócio.

Focar em diversos canais consome sua energia e dificilmente produz o resultado desejado. Concentre-se em uma tarefa de cada vez, um canal de cada vez e uma meta por vez.

7. Não dar uma chance aos canais de marketing

Por fim, um dos erros mais comuns que os novos empreendedores online e veteranos cometem é não dedicar tempo suficiente, energia e dinheiro para cada canal de marketing. Além de ser um dos erros mais comuns, isso tamém pode ser o maior erro para a sua loja.

Existem várias maneiras de gerar tráfego para sua loja. Existem literalmente centenas de canais de marketing, no entanto, nenhum deles estará disponível para você em apenas um clique.

Seja uma ferramenta de otimização de busca, marketing, Facebook Ads, Instagram ou outra, eles requerem um sólido esforço e às vezes, investimento. Gastar $50 em anúncios no Facebook e não conseguir nenhuma venda não significa que o canal não funciona e que você deveria desistir. Talvez só signifique que vai custar um pouco mais para achar o público certo ou que você precisa mudar o layout do seu anúncio para que ele fale melhor com o seu público. Realmente requer algum tempo e paciência para desvendar cada canal.

Quando você está construindo um negócio online, priorize e avance em um canal de cada vez. Isso significa que você deve escolher estrategicamente os canais que você acredita que vão funcionar melhor para o seu negócio e gastar tempo para entender profundamente o funcionamento de cana canal, planejando suas ações estrategicamente, e dando ao canal tempo e dinheiro suficiente para se provar eficiente.

Conclusão

Construir um negócio exige trabalho duro, no entanto, não importa o quanto você se empenhe, os pequenos detalhes pontuados nesse post podem sabotar seus esforços e trabalho duro.

Certifique-se de que regularmente você tira um tempo para olhar objetivamente para a sua loja, seus canais de marketing e suas metas, para ter certeza de que você está no caminho certo e que você vai seguir bem no seu caminho em busca de mais tráfego e vendas para sua loja online.