O orçamento é uma importante ferramenta de gestão, na medida em que permite:
• Transformar objetivos de longo prazo em metas específicas por área de negócio e/ou departamento, ajudando a coordenar atividades
• Identificar problemas ou gargalos antes da sua ocorrência, suportando a tomada racional de decisões;
• Orientar a motivação da gerência e pessoal em direção aos objetivos globais da empresa
• Controlar as atividades dos departamentos da empresa via comparação com os resultados reais
• Apoiar a avaliação de gerentes e pessoal

 

 

Elaborada em muito mais detalhe, o orçamento é uma ferramenta de controle operacional com base em informações mais precisas do que as utilizadas nas projeções financeiras.

 

 

Orçamento de vendas
É a base de todos os outros orçamentos e deve ser estimado com cuidado. É mais detalhado que as projeções preliminares e deve incluir quantidades e preços de vendas mensais por produto.

 

Orçamento de produção e estoques
A partir do orçamento de vendas, é possível elaborar o orçamento de produção e estoques. Ele é expresso em quantidades e orienta o processo de planejamento da fábrica, evitando excesso ou insuficiência de estoques.

 

Orçamento de compra de matérias primas
Com base em um plano detalhado das necessidades de compras de matérias primas, é possível negociar melhores condições de compra com os fornecedores. Em geral, este plano é elaborado pelo departamento de compras, com base no orçamento de produção.

 

Orçamento de mão de obra direta
A mão de obra direta é aquela utilizada na produção. Ela é considerada um custo variável, pois sua estrutura depende do nível de produção da fábrica. A base de cálculo é a taxa horária média de cada funcionário diretamente envolvido na fabricação.

 

Orçamento de custos de produção indiretos
São custos nitidamente ligados à produção, mas que não podem ser economicamente identificados com uma unidade produzida. É necessário identificar o seu comportamento específico em relação ao processo de produção para, então, alocá-los às unidades produzidas. Por exemplo: como o consumo de eletricidade está relacionado com as horas de funcionamento das máquinas, é razoável que este seja o critério utilizado para alocação dos custos relativos à energia.

 

Orçamento de custos de vendas
O custo de vendas é o valor total dos recursos utilizados na produção das mercadorias vendidas. É calculado a partir das 4 peças orçamentais de produção (produção e estoques, compra de matérias primas, mão de obra direta, e custos de produção indiretos), e é um componente importante para o cálculo do lucro da empresa. Deve-se calcular a quantidade de insumos utilizados na produção das vendas de um determinado período e então multiplicá-la por seu custo unitário.

 

Despesas de vendas e administrativas
Incluem diversas despesas não diretamente ligadas à produção, tais como: comissões de vendas, salários de pessoal administrativo, aluguéis de lojas, entre outros.

 

Após a elaboração detalhada do orçamento, o contador consolida esta informação em forma de um balanço e de uma demonstração de resultados, que irão refletir a situação financeira prevista para a empresa no ano seguinte. Ao lado do fluxo de caixa, essas são as principais ferramentas de gestão financeira da direção da empresa.