O plano de negócios é um documento que apresenta análises e projeções detalhadas de um empreendimento, e pode ser usado tanto por novos negócios quanto por negócios existentes em expansão. Na verdade, o plano deve funcionar como uma ferramenta de gestão capaz de orientar o início de um empreendimento. Além disso, servem para apresentar aos stakeholders e futuros investidores a razão de ser e o caminho a ser seguido pelo empreendimento.
Cada empresa adota o modelo de plano que convém ou que é solicitado pelo stakeholder. No entanto, algumas informações são comuns a todos os modelos. Como componentes de um plano de negócios, destacam-se as seguintes informações:

 

 
• Sumário Executivo: é a parte inicial do plano de negócios. Como o próprio nome diz, é o sumário do que será apresentado no documento. Deve ser conciso, mas com detalhes e informações que despertem o interesse do leitor. Apesar de ser o primeiro item do plano, será a última parte a ser escrita, pois depende de dados coletados e conclusões do documento final. É possível que seja necessário preparar versões diferentes do sumário para atender a diferentes públicos (financiadores, parceiros, investidores e clientes, por exemplo).

 

 

• Análise e Planejamento Estratégico: nesta parte do plano de negócios serão apresentadas análises realizadas utilizando ferramentas consolidadas da Administração, tais como:
• Análise de Ambiente Externo – abordando fatores macroambientais (político legal, ambiental, demográfico, econômico, sociocultural e tecnológico) e microambientais (clientes, concorrentes, fornecedores, agentes reguladores e públicos em geral)
• Análise de Ambiente Interno – incluindo áreas da empresa (marketing, financeiro, gestão de pessoas, compras, logística, etc.), análise SWOT e as próprias ferramentas de planejamento estratégico.

 

 

• Plano de Marketing: esta parte do plano de negócios deve descrever:
• Os 4 Ps de marketing (produtos e serviços da empresa, preço, praça e promoção)
• Qual a necessidade do cliente a empresa pretende satisfazer
• Quem são os clientes e como se comportam no consumo
• Características e uso dos produtos e serviços (considerando embalagens, tamanhos e opcionais)
• Aspectos tecnológicos
• Marcas, patentes e segredo industrial
• Subprodutos e produtos futuros
• Valor percebido
• Estratégia de penetração e desnatamento
• Outros assuntos específicos que possam surgir em função do negócio

 

 

• Plano Operacional: nessa parte são definidos os recursos e o processo produtivo da empresa, considerando as máquinas e equipamentos, matérias primas necessárias, infraestrutura, cronograma de implantação, processo e capacidade produtiva, entre outros assuntos específicos do negócio.

 

 

• Plano de Recursos Humanos: esta parte do plano de negócios deve convencer o leitor que a empresa possui pessoas capacitadas para conduzir o negócio, desde os sócios fundadores até a equipe existente ou que será formada. Portanto, nesse tópico é válido informar quem será o corpo administrativo da empresa, desenhar o organograma, descrever os cargos e a forma como será conduzido o recrutamento e seleção, e a política de treinamentos e de cargos e salários (remunerações fixas e variáveis), sem esquecer os encargos trabalhistas.

 

 

• Plano Financeiro: a primeira etapa do plano financeiro deve ser levantar os investimentos necessários para implantar o negócio. Em seguida, deve-se prever o capital de giro necessário para financiar as necessidades operacionais do negócio. Elaborar um fluxo de caixa é fundamental para que sejam levantados os custos, as despesas e receitas do negócio, bem como as fontes de financiamento do empreendimento. Os indicadores do plano financeiro são fundamentais para a análise da viabilidade do negócio. Por isso, devem ser bem fundamentados (premissas) e devem considerar:
• o fluxo de caixa (inclusive descontado)
• a análise de viabilidade, incluindo o prazo de recuperação do investimento (payback)
• o valor presente líquido (VPL)
• a taxa interna de retorno (TIR)
• a análise de sensibilidade com a criação de cenários
Vale ressaltar que, uma vez elaborado o plano de negócios, este não deve ser esquecido. O plano deve servir de base para constantes atualizações, como ferramenta de gestão e planejamento estratégico da empresa.
Mais informações sobre plano de negócios em Captação de Recursos >> Venture capital e empreendedorismo >> Como se preparar para o investimento – Plano de Negócios

 

 →→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→

Sugestão de leituras:

Plano de Negócios – Seu guia definitivo (de José Dornelas) – Editora Campus.
Plano de Negócios que dão certo (de José Carlos Assis Dornelas, Jeffry A. Timmons e Andrew Zacharakis) – Editora Elsevier – Campus.
Construindo Plano de Empreendimentos – Negócios Lucrativos, Ações Sociais e Desenvolvimento Locais (de Cesar Simões Salim) – Editora Campus.

 →→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→