O sistema S é a denominação usada para o conjunto de organizações das entidades corporativas voltadas para o treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica, que além do seu nome iniciado com a letra S, possuem raízes comuns e características organizacionais similares.

 

Fazem parte do sistema S:
SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural
SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio
SESC – Serviço Social do Comércio
SESCOOP – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo
SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
SESI – Serviço Social da Indústria
SEST – Serviço Social de Transporte
SENAT – Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte
SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

 

Abaixo destaque para o Sebrae que possui programas de apoio específicos aos empreendedores nascentes.

 

Sebrae
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade civil sem fins econômicos, criada pela Lei no. 8.029, de 12 de abril de 1990, regulamentada pelo Decreto no. 99.570, de 9 de outubro de 1990, posteriormente alterada pela Lei no. 8.154, de 28 de dezembro de 1990.
O Sebrae é agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, mas não é uma instituição financeira, por isso não empresta dinheiro. Articula (junto aos bancos, cooperativas de crédito e instituições de microcrédito) a criação de produtos financeiros adequados às necessidades do segmento. Também orienta os empreendedores para que o acesso ao crédito seja, de fato, um instrumento de melhoria do negócio.
Abaixo alguns dos principais programas do Sebrae para os empreendedores:
•    SebraeTec
•    Sebrae na Medida
•    Sebrae Negócio a Negócio
•    Sebrae Empretec

SebraeTec
Programa de consultoria tecnológica individual destinado a empresas em consolidação, maduras e empresas jovens instaladas em incubadoras e parque tecnológicos. Com uma carga horária de até 400 horas/ano, promove a  orientação do empresário no aprimoramento, otimização e melhoria a qualidade dos produtos, serviços e/ou processos produtivos, elevando o seu patamar tecnológico.

Os objetivos e benefícios do programa são:
•    Identificação detalhada das necessidades e deficiências da empresa em aspectos relacionados à tecnologia e produção
•    Elaboração de plano de ação de acordo com o perfil da empresa e os interesses do empreendedor, com o objetivo de aplicar soluções tecnológicas que elevem o desempenho da empresa no mercado
•    Aumento da produtividade
•    Utilização racional de matéria prima
•    Redução de custos de produção
•    Melhoria do processo de produção
•    redução de custos operacionais
•    Melhoria na qualidade final do produto
•    Aumento da competitividade da empresa no mercado
Mais informações

Sebrae na Medida
O programa começa com o empreendedor assistindo a uma apresentação e conhecendo a proposta de capacitação continuada. Em seguida, o empreendedor analisa o momento atual da empresa e escolhe por onde começar, considerando 8 áreas de conhecimento:
•    Gestão financeira
•    Gestão de pessoas
•    Planejamento estratégico
•    Mercado
•    Tributação
•    Internet
•    Associativismo
•    Empreendedorismo
Além das capacitações, o empreendedor participa de diálogos empresariais e pode dar continuidade ao aprendizado melhorando a gestão da empresa.
Mais informações:
http://www.sebrae.com.br/customizado/namedida

Sebrae Negócio a Negócio
Neste programa um Agente de Orientação Empresarial realiza visitas à empresa e aplica um diagnóstico de gestão básica, que abrange questões de mercado, finanças e operação do negócio. Em seguida, sugere soluções para melhoria do negócio. Este agente é um profissional credenciado e capacitado na metodologia de atendimento do Programa Negócio a Negócio.

Mais informações:
http://www.sebrae.com.br/momento/quero-melhorar-minha-empresa/acesse/negocio-a-negocio

Sebrae Empretec
Metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios. Esta metodologia é promovida em cerca de 34 países e, no Brasil, o Empretec é realizado exclusivamente pelo Sebrae. Todo ano, o Empretec capacita em torno de 10 mil participantes.

O Empretec proporciona aos participantes melhoria no desempenho empresarial, maior segurança na tomada de decisões, ampliação da visão de oportunidades, dentre outros ganhos, aumentando  as chances de sucesso empresarial.

A metodologia é aplicada em 60h de capacitação em 6 dias de imersão, onde o participante é desafiado em atividades práticas, cientificamente fundamentadas, que apontam como um empreendedor de sucesso age, tendo como base 10 características comportamentais: busca de oportunidade e iniciativa, persistência, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, comprometimento, busca de informações, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemáticos, persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança.

Mais informações

Saiba mais:
Para mais informações sobre os programas e apoios oferecidos pelo Sebrae Nacional, clique aqui.

Sugerimos também que os interessados pesquisem no Sebrae do seu Estado sobre programas específicos para a região.