Warning: file_exists(): open_basedir restriction in effect. File(/home/flaviowe/public_html/newibmec/wp-content/uploads/et_temp/Ricardo-Largman_02_cropped-87907_60x60.jpg) is not within the allowed path(s): (/home/codemec/:/tmp:/usr/local/php/7.2/lib/php:./) in /home/codemec/www/instituto/wp-content/themes/Divi/epanel/custom_functions.php on line 1542

Quantas horas você dorme, em média, por noite? Você é daqueles que reclamam que dormem pouco? Pouco quanto? Bem, se você não mora no Japão, já é um consolo. De acordo com uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar japonês, quase 40% dos adultos daquele país dormem menos de 6 horas por dia. O estudo foi realizado a partir de uma amostra de mais de 7 mil pessoas em idade ativa, entre 25 e 50 anos.

O percentual é recorde e representa aumento de 8% em relação à pesquisa feita em 2014. Mas há outro recorde, pior: 8,4% da população afirma que dorme menos de 5 horas ao dia – que representa o mínimo de horas recomendado pela comunidade científica; o ideal são 8 horas de sono. Culpados: para os homens, o excesso de trabalho. No caso das mulheres, 21% delas afirmaram que não dormem horas suficientes devido aos afazeres domésticos e 19,7%, como os homens, atribuíram à longa e extenuante jornada de trabalho. E o celular, claro, também entra da roda: 33% das mulheres na faixa de 20 anos afirmam adiar o sono por causa de jogos ou de troca de mensagens.

Os números preocupam o ministério japonês, e não por acaso: de cada 5 empresas do país, uma garante que seus empregados acumulam, em média, 80 horas extras por mês. Mais: desde 2013, dados oficiais mostram que até 220 japoneses – jovens, em sua maioria – morrem por ano por excesso de trabalho. Grupos de defesa dos trabalhadores suspeitam que esse dado, que é recorde mundial, seja bem maior.

Por aqui a situação é melhor. Não muito, contudo: segundo outro estudo, da Universidade de Michigan, o Brasil – numa amostra de 110 nações do mundo – está entre os três países onde as pessoas menos dormem – atrás apenas de Cingapura e do “campeão”, Japão. Em média, o brasileiro dorme 7 horas e 36 minutos por dia. Mesmo assim, meu sobrinho Yan, que mora na Califórnia, onde não falta sol, emprego e sono, quer morar em Tóquio. Vai entender os sonhos e o sono de cada um…


Ricardo Largman, jornalista formado pela PUC-RJ em 1982, é crítico de cinema, consultor de Comunicação e assessor de Imprensa do Instituto IBMEC.