Warning: file_exists(): open_basedir restriction in effect. File(/home/flaviowe/public_html/newibmec/wp-content/uploads/et_temp/luiz-615805_60x60.jpg) is not within the allowed path(s): (/home/codemec/:/tmp:/usr/local/php/7.2/lib/php:./) in /home/codemec/www/instituto/wp-content/themes/Divi/epanel/custom_functions.php on line 1542

Este artigo foi Inspirado em matéria publicada no jornal O Globo em 21/Jul/2016 sob o título “Problemas com grandes empresas afetam balanços de bancos brasileiros”. Na referida matéria é apresentado um estudo feito pela agência de risco Austin Ratings, especializada em bancos, apontando o impacto nos balanços dos bancos no 1T2016, decorrentes dos “tombos” de grandes companhias como OAS, Odebrecht, Sete Brasil e Oi, configurando um cenário econômico ruim para os bancos.

De fato: do 1º trimestre de 2015 para o 1º trimestre de 2016, no conjunto dos Bancos o resultado diminuiu 23% (de R$17 bilhões para R$13 bilhões) e o ROE (retorno do acionista) encolheu 1,36 pontos percentuais (de 4,82% para 3,46%).

Quando o cenário econômico é ruim para os bancos percebemos um sintoma ruim para o conjunto das companhias: as empresas precisam renegociar suas dívidas num momento de juros elevados e créditos escassos, ao mesmo tempo em que os bancos reduzem seus empréstimos e passam a se concentrar em controle de inadimplência e renegociação de contratos.

Leia o Artigo na íntegra clicando aqui.


Luiz Guilherme Dias é engenheiro, MBA em Finanças e Mestre em Economia Empresarial. Desenvolveu o Banco de Dados SABE, oriundo do IBMEC, que reúne mais de 100.000 balanços empresariais.