O que é?
De acordo com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC):

 

Arranjos Produtivos Locais (APLs) são aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especializaçãoo produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação a aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

 

Os APLs também podem ser chamados de sistema produtivo local ou cluster. A definição da Rede de Pesquisa em Sistemas Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist), uma rede de pesquisa interdisciplinar, formalizada desde 1997, sediada no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é a mais difundida no Brasil, e define:
APLs são aglomerações territoriais de agentes econômicos, políticos e sociais (com foco em um conjunto específico de atividades econômicas) que apresentam vínculos mesmo que incipientes. Geralmente, envolvem a participação e a interação de empresas (que podem ser desde produtoras de bens e serviços finais até fornecedoras de insumos e equipamentos, prestadoras de consultoria e serviços, comercializadoras, clientes, entre outras) e suas variadas formas de representação e associação. Incluem, também, diversas outras organizações públicas e privadas voltadas para: formação e capacitação de recursos humanos (como escolas técnicas e universidades), pesquisa, desenvolvimento e engenharia, política, promoção e financiamento.

 

 

Região
A seguir estão listadas os principais APLs brasileiros cadastrados no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC). A lista completa, com APLs de todos os Estados, pode ser acessada no site do MDIC (na seção de Desenvolvimento da Produção >> Núcleos Estaduais de Apoio aos APLs).
http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=2&menu=3008&refr=3008

 

 

Bahia
Ceará
Goiás
Minas Gerais
Paraná
Pernambuco
Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
São Paulo