Indivíduos “tipo A” são muito eficientes (Foto: ThinkStock)
Impacientes, altamente organizados e um tanto quanto ansiosos, os indivíduos “tipo A” são conhecidos por terem um comportamento bastante eficiente no ambiente de trabalho. A definição de pessoas do “tipo A” e de sua contraparte de características opostas, o “tipo B”, foi desenvolvida pelos cardiologistas americanos Meyer Friedman e Ray Rosenman.
Um artigo, publicado originalmente no “The Huffington Post”, mostra as características principais deste tipo de personalidade. Resta a você, caso se identifique ou não como um “tipo A”, encontrar o equilíbrio entre a loucura do trabalho e a saúde.
1. Impaciência
Todo mundo odeia filas longas, trânsito e quaisquer coisas que atrapalhem o ritmo de vida. Mas os indivíduos “tipo A” ficam ainda mais estressados com elas. Segundo o artigo, quem tem esse tipo de personalidade não sente apenas que o tempo está passando, mas que todo mundo está atrapalhando a sua vida.
2. Pontualidade
Pessoas “tipo A” odeiam chegar atrasadas. Elas entendem que o tempo é o bem mais valioso que têm e não gostam muito da ideia de desperdiçá-lo.
3. Amor por listas
De acordo com os “tipo A”, as listas fazem com que o conteúdo seja mais facilmente absorvido. Além disso, são imprescindíveis para que elas consigam organizar todas as tarefas que precisam entregar no trabalho.
4. Urgência
Cada tarefa que dão a eles é urgente. Ou seja, falta aos “tipo A” uma definição mais clara sobre o que é prioridade e o que não é.
5. Foco total
As pessoas desse tipo de personalidade não conseguem dormir à noite quando têm uma pendência. Se elas têm uma festa para ir na sexta à noite, mas não entregaram o que deveriam fazer, elas vão preferir continuar trabalhando.
6. É difícil relaxar
Mais uma vez, o valor que os “tipo A” dão ao tempo entra em jogo. Tudo vira uma meta. Até mesmo as tarefas de fim de semana. Esses indivíduos colocam em si uma grande responsabilidade para realizar tudo o que precisam. E por isso fica difícil ficar sossegado. Para eles, qualquer momento de tranquilidade é perda de tempo, segundo o artigo.
7. Estresse
Os estudos de Friedman e Rosenman mostraram uma maior tendência das pessoas “tipo A” a ser mais estressadas, o que corrobora a tese de que esse tipo de personalidade tem mais risco de desenvolver cardiopatias.
8. Manias nervosas
Hábitos como roer as unhas, ranger os dentes, enrolar o cabelo e muitos outros são muito comuns dentre os “tipos A”, de acordo com Friedman e Rosenman.
Pessoas “tipo A” tem mais problemas para controlar suas emoções. Respirar fundo é algo muito raro entre indivíduos com essa personalidade.
10. Competitivos
O “tipo A” sempre quer ser melhor hoje do que era ontem. E pior, anseia muito por ser o melhor nos grupos em que está inserido, de acordo com os pesquisadores americanos.