Via Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

O método lean enxuga tempo, custos e recursos para trazer mais resultados para o seu negócio

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Assim como startup é um conceito relativamente novo no Brasil, os métodos para gerir um empreendimento também são novidade. Muitos são trazidos de fora e adaptados para a nossa realidade. Olean startup (startup enxuta, em uma tradução livre) é um deles. Criado pelo americano Eric Ries, a ideia central do processo é evitar desperdícios para gerar mais lucro e melhor qualidade em um intervalo de tempo mínimo.

“Uma das maiores vantagens do lean startup é sua simplicidade. Com um pouco de estudo e muita disciplina, é possível aplicar na sua startup”, diz Maurilio Alberone, cofundador da Biztart, consultoria especializada em startups.

Conversar com empreendedores que já usam o método, ler livros sobre o assunto – o principal é o do próprio Eric Reis, A Startup Enxuta -, participar de workshops e cursos online ajudam na introdução ao método. Mas antes de embarcar nesta, entenda melhor do que se trata. Para ajudá-lo, Alberone lista algumas características de uma “startup enxuta”:

Sem desperdício
A gestão lean tem dois princípios básicos: redução de desperdício e aprendizagem contínua. Seu próprio nome vem de lean manufactoring, uma filosofia consagrada na produção industrial, que prevê a eliminação de desperdício no processo de fabricação de produtos.

Vale para todos
O método é comumente utilizado no desenvolvimento de negócios que ainda estão “se descobrindo”, buscando aprender e alcançar maturidade, exatamente como as startups. Mas pode ser aplicado em quase todas as organizações.

Aprendizado contínuo
Existe um conceito que resume bem o lean startup: Loop de Aprendizado Contínuo. Você deve:

1. Construir o produto de maneira enxuta, priorizando os recursos voltados ao aprendizado pretendido e colocando-o em contato com os clientes o mais rápido possível;

2. Criar e seguir um determinado número de métricas claras que refletem bem a relação de causa e efeito;

3. Coletar os dados gerados com a experiência, aprender com eles e incorporar o aprendizado à gestão.

Persistência
Uma vez iniciado no método, é importante que ele seja mantido até seu produto ou sua empresa alcançar a maturidade necessária para o mercado.