Via Exame
Cursos que um empreendedor de primeira viagem deveria fazer
Escrito por David Kallás, professor de estratégia dos cursos Certificates do Insper
Segundo a mais recente pesquisa do GEM Brasil, 34,5% das pessoas entre 18 e 64 anos no Brasil é considerada empreendedora. Em outras palavras, o Brasil tem 45 milhões de empreendedores, apesar da a taxa de novos empreendedores (nascentes) ter sofrido significativa redução de 2013 (5,1%) para 2014 (3,7%).
É importante saber que existem dois tipos de empreendedorismo: aquele buscado por necessidade e o motivado por oportunidade. Empreendedores por necessidade são aqueles que iniciaram um empreendimento autônomo por não possuírem melhores opções para o trabalho e precisam abrir um negócio a fim de gerar renda para si e suas famílias. Já os empreendedores por oportunidade optam por iniciar um novo negócio, mesmo quando possuem alternativas de emprego. Eles têm níveis de capacitação e escolaridade mais altos e empreendem para aumentar sua renda ou pelo desejo de independência no trabalho.
Do total de empreendedores brasileiros em 2014, 70,6% o foram por oportunidade, segundo o GEM Brasil. Isso indica que para cada empreendedor que iniciou suas atividades por necessidade, 2,4 o fizeram por oportunidade.
Por que isso é importante? Enquanto o empreendedorismo por necessidade está mais suscetível à conjuntura econômica dos países e tende a diminuir quando a oferta de emprego é maior, o empreendedorismo por oportunidade tem maiores chance de sucesso e tem um forte impacto sobre o crescimento econômico de um país.
A grande diferença é que o empreendedor por oportunidade tem a possibilidade de se preparar para o novo negócio. Mas, face à enorme quantidade de cursos e estudos, qual deve ser o foco? Segue abaixo, uma lista inicial de cursos válidos para o empreendedor de primeira viagem. Há alternativas de cursos abertos, presenciais, pagos e gratuitos em todos os temas. Seguem também algumas recomendações de livros.
1. Estratégia e plano de negócios
O primeiro da lista é o curso de estratégia, planejamento estratégico ou plano de negócios. Prepara os alunos a identificar e analisar todos os elementos que devem ser considerados antes do início das atividades. Adicionalmente, a escolher os melhores caminhos e decisões para aumentar as chances de sucesso do empreendimento.
Livros
– Estratégia – Uma visão Executiva – Kluyver, Cornelis A. de; Pearce II, John A. – Ed. Pearson Prentice Hall.
– Inovação Em Modelos de Negócios – Business Model Generation – Osterwalder, Alexander – Alta Books.
2. Marketing e Vendas
O fator crítico principal dos negócios iniciais é o aumento de vendas. Cursos de marketing e vendas ajudam os alunos a identificarem o “caminho das pedras” para conseguir aumento, no curto e médio prazo nas receitas que trarão caixa para continuar investindo.
Livros
– Marketing 3.0 – Philip Kotler – Ed.Campus.
– Canais de Marketing e Distribuição – Coughlan, Anne T.; Anderson, Erin; Stern, Louis W. ; El-Ansary, Adeli I – Editora Bookman.
– Vamos às Compras! – Paco Underhill – Ed.Campus.
3. Gestão de Pessoas e liderança
Se é difícil lidar com clientes, talvez seja mais difícil ainda lidar com os funcionários de forma respeitosa, inspirando liderança e mantendo autoridade. Técnicas de gestão de pessoas, feedback, comunicação e outras são muito válidas para o empreendedor que quer se preparar para ser um líder e não somente um chefe.
Livros
– Gestão de Pessoas – Chiavenato, Idalberto – Ed. Campus.
– Consciência nos negócios: como construir valor através de valores – Koffman, Fred – Ed. Campus.
4. Finanças
Para ser empreendedor, não basta ser um bom técnico, vendedor e bom líder, é preciso também gerir as finanças da empresa de forma assertiva. Cursos de finanças ajudam o aluno a diferenciar os gastos pessoais dos empresariais, entender a diferença entre caixa e competência e fornecem técnicas e ferramentas básicas para não perder o controle das finanças, seja em épocas de crise ou de crescimento (acredite, crescer consome caixa).
Livros
– MBA Compacto – Finanças – John Tracy – Ed.Campus.
– Administração Financeira – Jordan, Bradford D.; Ross, Stephen A.; Westerfield, Randolph W. – Mc Graw Hill/ Bookman.
5. Operações
Gerenciar as operações é uma tarefa essencial para os empreendedores. Para indústrias ou varejo, saber comprar e gerir estoques e o uso dos insumos é fundamental e afeta diretamente o caixa e a saúde das empresas. Para empresas de serviços, gerir operações é igualmente importante, considerando que os ativos operacionais são as pessoas.
Livros
– Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-Dia – Vicente Falconi – Ed.EDG.
– Gestão de Estoques Na Cadeia de Suprimentos – Col. Coppead de Administração – Wanke, Peter – Ed.Atlas.
– Gestão de estoques – Antônio De Pádua Salmeron Ayres, Cezar Sucupira, Felipe Accioly, Itamar Moreira, Sylvia Constant Vergara, Sylvia Helena Constant Vergara – Ed.FGV.