Quer aprimorar seu negócio? Conheça as ferramentas disponíveis gratuitamente na rede que vão te ajudar nessa tarefa
Via Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
A internet é uma aliada e tanto para o empreendedor na hora de aprimorar seu negócio. Na rede, não faltam ferramentas para ajudar na administração de pequenas e médias empresas, facilitando desde a gestão financeira até a divulgação. E sem pesar no orçamento. Conheça algumas delas e saiba como elas auxiliam em cada área.
1) Finanças
Para crescer e ter lucro, uma empresa deve ter uma gestão financeira eficaz. Sistemas online como o QuickBooks ZeroPaper facilitam e muito este trabalho. O pequeno e médio empresário precisa apenas acessar o site, criar uma conta, inserir os dados corretamente e, a partir daí, ele pode acompanhar a movimentação do caixa sempre que quiser.
E o melhor: a plataforma, além de oferecer vários serviços gratuitos, é tão fácil de usar que não requer nenhum tipo de curso ou aprendizado específico. Entre os recursos oferecidos pelo gerenciador QuickBooks ZeroPaper estão gestão do fluxo de caixa, emissão de boletos e de notas fiscais e alertas via SMS de recebimentos e pagamentos.
2) Organização
A falta de organização pode ser mortal para um negócio. Por isso, é tão importante saber exatamente onde estão as anotações referentes à sua empresa. Disponível para smartphones e tablets, o Evernote é um aplicativo de notas que conta com bons recursos a exemplo da sincronia automática de dados. O usuário pode organizar as notas – que podem incluir fotos, anotações a mão, áudio, capturas de tela e anexos – por cadernos e acrescentar tags para facilitar sua localização e consulta.
O Laverna é um app de código aberto que não requer conta para ser utilizado e que também permite adicionar tags e anexos às notas, além de salvar os arquivos na nuvem pelo Dropbox e criar cadernos e listas de tarefas. Uma terceira opção de ferramenta de organização é o OneNote, que entre seus recursos permite que notas criadas em outros apps sejam vinculadas a ele.
3) Divulgação e Marketing
O marketing de uma empresa é fundamental para fazê-la crescer. Afinal, que outra maneira de conquistar novos clientes senão divulgando-a? Nos tempos atuais, as redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e Google+ têm papel fundamental na comunicação com seus parceiros e compradores. Por meio delas, você pode não apenas fidelizá-los como também conquistar novos clientes. Gerir as redes sociais, entretanto, é uma tarefa que exige dedicação, mas que fica mais fácil com as ferramentas disponíveis na web.
Um exemplo é a Hootsuite, bastante popular pela facilidade de uso. Esta ferramenta permite fazer o acompanhamento em tempo real de contas nas redes sociais, além do agendamento de postagens com definição de horários e datas. A Buffer, por sua vez, tem possibilidade de agendamentos bem flexíveis e fornece dados analíticos sobre o acesso e a interatividade em cada rede. Por fim, a MarketMe Suite tem como principal vantagem a integração do gerenciamento com a busca de clientes em potencial para uma empresa.
4) Sites e Blogs
Além de se beneficiar das redes sociais para a divulgação, outra boa estratégia para aumentar a popularidade do negócio é demonstrar que está por dentro do setor. Como? Através de um blog ou site bem feito com informações e notícias bacanas sobre o que está acontecendo de importante.
A mais popular plataforma para criar uma página gratuita hoje é a WordPress, que possui uma vasta quantidade de ferramentas para toda e qualquer funcionalidade que o usuário deseje. Ela oferece a opção de criação do blog no próprio servidor ou a criação de um blog hospedado no wordpress.com. Já não tão popular, mas bastante fácil de ser utilizado, o Blogger permite que você crie seu próprio blog em menos de 15 minutos. Outras opções de plataformas são a Hubpages, a Weebly e a Blog.com.
5) Comunicação
Os aplicativos de mensagens instantâneas e ligações já são uma das principais formas de comunicação da atualidade e podem ser tornar um importante aliado de sua empresa. O mais popular deles, o WhatsApp começou como uma ferramenta de troca de mensagens pelo celular e mais recentemente passou a fazer ligações sem o custo de impulso, pois funciona pela internet.
Com sua enorme popularidade, passou também a ser um canal de comunicação das empresas e de serviço de atendimento ao cliente. Entre as vantagens oferecidas pelo concorrente Skype pode-se destacar: comunicação multimídia e colaborativa, realização de conferências, economia em ligações de longa distância e indicação de presença online.
Mais jovem deles, o Viber lançou no fim do ano passado novos recursos como os Grupos Abertos, que são grupos que podem ser seguidos por qualquer usuário do Viber e nos quais os membros podem publicar qualquer conteúdo em tempo real e os seguidores podem acompanhar e interagir.