Empresários estão confiantes com a situação de seu negócio nos próximos meses
Via Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
O Indicador de Confiança do Micro e Pequeno Empresário de Varejo e Serviços registrou crescimento de 1,87% em julho na comparação com junho ao subir para 37,06 pontos, informou nesta segunda-feira, 3, o SPC Brasil.
De acordo com a economista-chefe da instituição, Marcela Kawauti, esse é o terceiro resultado positivo da série histórica e, apesar da tímida melhora em relação ao mês anterior, mostra que a maior parte desses empresários está pessimista com o presente e o futuro próximo do ambiente de negócios.
“O que motiva essa percepção são, principalmente, as impressões que os entrevistados têm acerca das condições gerais da economia: para 88,9% deles, a economia brasileira piorou ou piorou muito nos últimos seis meses. Mesmo diante desse quadro, quando perguntados sobre as expectativas para os próximos seis meses, 28,1% dos micro epequenos empresários entrevistados estão confiantes ou muito confiantes na economia brasileira e 49,4% estão confiantes ou muito confiantes com as condições gerais de seu negócio”, disse a economista.
Em consequência, o Indicador de Expectativas marcou 48,87 pontos, muito próximo da linha que separa o otimismo do pessimismo (50 pontos). Merece destaque o subindicador de expectativas com os negócios, que registrou 55,98 pontos.
Como nos meses anteriores, afirmou a economista da SPC Brasil, há um maior número de empresários que manifestaram otimismo com a situação de seu negócio nos próximos meses do que aqueles que manifestaram pessimismo.