Via Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Veja quais são as áreas promissoras para quem deseja empreender perto de casa
Comodidade, proximidade e confiança são os pilares de um comércio de bairro. Para André Spínola, gerente de Serviços do Sebrae, conhecer o cliente pelo nome e poder fazer propaganda customizada são algumas vantagens para os empreendedores.
Os desafios para administrar um negócio de bairro, no entanto, são os mesmos dos que ficam na região central ou mesmo em shoppings. “Não adianta abrir a empresa sem saber quem são os concorrentes e o raio de alcance que eles estão atuando. É preciso entender se as pessoas estão indo mais longe para economizar”, afirma.
Comprar no bairro pode mudar economicamente a região e ajudar os negócios dos vizinhos a crescer. Neste ano, o Sebrae lançou o Movimento Compre do Pequeno Negócio, que será comemorado no dia 5 de outubro e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de escolher micro e pequenas empresas na hora de consumir.
Veja algumas tendências de negócios para quem tem vontade de empreender no seu bairro:
1. Atividades de estética e beleza
A preocupação com a aparência lota salões de beleza do Brasil. Barbearias, lojas especializadas em cosméticos, negócios de depilação, manicure e sobrancelha são exemplos de nichos de negócio para atender a demanda de homens e mulheres no bairro.
2. Comércio de alimentos
Restaurante a quilo, vegetariano, lanchonete, bar, creperia e pizzaria são alguns nichos de mercado da área de alimentação. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os gastos das famílias com alimentação fora do lar evoluíram de 24% em 2003 para 31% em 2009.
Com a correria do dia a dia, o gasto com alimentação fora do lar é alto e a tendência é que esse hábito continue. “Procure entregar o que a vizinhança quer e precisa. Customização é a arte do negócio”, diz Spínola. Investir em um bom atendimento e criar programas de fidelidade são outras recomendações do especialista para conquistar mais clientes.
3. Pequenas reformas
Empresas especializadas em serviços de manutenção, reparos e reformas estão em alta. “Com a crise, as pessoas querem consertar mais”, afirma Spínola. Pequenos negócios ainda têm espaço no mercado para crescer com a clientela do bairro.
4. Academias
A preocupação com saúde faz parte da rotina de jovens e idosos. Academias de ginástica, ioga, pilates, lutas ou crossfit são alguns tipos que atendem o mais variado público.
Ter uma academia no bairro é uma comodidade que muitas pessoas almejam, mas Spínola afirma que é indispensável fazer uma pesquisa de mercado para avaliar a concorrência e buscar um diferencial. “Muitas pessoas optam por fazer academia em outros bairros para economizar”, diz.
5. Economia criativa
Aliar entretenimento com lazer pode conquistar clientes de todas as idades. Escolas de música, teatro, arte e dança são exemplos de negócios que podem dar certo em um bairro. Para o gerente do Sebrae, o primeiro passo é explorar a vizinhança para avaliar o mercado.