Via Empreendedor

felipe

“O dólar renovou sua máxima histórica”. Este foi o grande comentário da semana, estava em todos os jornais. A ações do Banco Central para frear este aumento também foi notícia. Isso sem falar sobre a infindável retração econômica e suas consequências. Porém, não são todos que lamentam a desvalorização da nossa moeda. Para muitos este é um sinal verde para entrar no mercado internacional. E pode ser uma oportunidade para você também!

A valorização da moeda americana é influenciada tanto pelos fatores internos como pelos acontecimentos externos que reverberam na economia brasileira. Muitos mercados sofrem com as consequências da alta do dólar, porém alguns se beneficiam por ficarem mais competitivos no cenário internacional.

Importadores são prejudicados pois veem seus preços nas prateleiras aumentar, enquanto os exportadores expõem seus produtos e serviços com valores mais atrativos. E é justamente nesta hora que exportar nossa competência torna-se uma opção mais interessante.

Assim como a indústria exportadora, os recursos humanos ganham maior espaço para oportunidades de emprego com salários em moeda estrangeira. Profissionais de diversas áreas recebem propostas financeiramente mais interessantes por conta da conversão com o real.

O setor de entretenimento, por exemplo, com músicos, coreógrafos, dançarinos e DJ’s, tem cada vez mais espaço para trabalhos em cruzeiros marítimos e hotéis mundo afora, unindo o talento já reconhecido do brasileiro neste ramo com menores custos de sua contratação.

Porém, é importante investir em cursos específicos dos mercados onde deseja atuar. Algumas normas e leis podem diferir do que temos no Brasil, sem contar a questão cultural que deve ser analisada previamente.

Hoje, além do inglês, outros idiomas devem ser colocados em consideração, como o espanhol para uma abrangência continental e, o mandarim como diferencial. Saber se comunicar bem é o primeiro passo para crescer no exterior.

De modo geral, temos que aprender com as adversidades que o mercado nos impõe. Lembre-se que crise também significa oportunidade. Agora é hora de agarrá-las. O dólar está alto? Então, ganhe em dólar!