Via Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Saiba como vender para o público acima de 60 anos, em franco crescimento no país
Comemorado nos quatro cantos do planeta, o Dia Internacional do Idoso – comemorado no dia 1º de outubro – chamou a atenção de muita gente pelas perspectivas promissoras de negócios para esse público, composto de consumidores com idade igual ou superior a 60 anos. Não é para menos. Além das cifras polpudas que movimenta, há uma onda de inovação nos serviços e produtos voltados para clientes maduros – não só pessoas com mais de 60, mas também os chamados pré-idosos (a partir dos 50). Trata-se de um mercado especialmente atraente para os empreendedores com mais de 40 anos – que possuem uma proximidade maior com as dificuldades e expectativas desse público.
Na primeira semana de outubro, pipocaram palestras sobre como criar negócios bem-sucedidos para atender esse segmento que apresenta crescimento galopante. Para ter uma ideia, segundo o IBGE, mais de 26 milhões de brasileiros, ou 13% de nossa população adulta, têm idade igual ou superior a 60 anos. Em sua maioria, são do sexo feminino (55,7%) e moram nas áreas urbanas (84,3%). No quesito renda, uma pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular revelou que os brasileiros idosos geram mais que R$ 405 bilhões anuais. Os recursos são provenientes das aposentadorias, pensões e outros rendimentos – o IBGE aponta que 4,5 milhões de trabalhadores na faixa etária 60+ ainda estão ativos no mercado de trabalho. Outro levantamento feito pela Serasa Experian mostra que metade dos nossos idosos faz parte da classe média, e que 4,6% vivem com alto padrão de vida. A maior parte (64%) decide sozinha o que vai comprar.
Um aspecto que vale salientar é que as pessoas com mais de 60 não formam uma “massa homogênea”. Nem todas mulheres acima de 60 anos querem os mesmos produtos de beleza, por exemplo. Também é um erro frequente achar que esse público é menos exigente ou não enxerga valor em produtos e serviços inovadores. Um exemplo disso é a área de cuidados pessoais e de beleza, muito apreciada pelos consumidores maduros, que nem sempre encontram os produtos e serviços dos seus sonhos. Os cosméticos precisam ter formulações adequadas para retardar o envelhecimento da pele e do cabelo, mas isto será insuficiente se o design da embalagem for de difícil identificação e manuseio. São poucos os que conseguem reunir as duas qualidades, como a Maturis, empresa focada no público maduro fundada em 2009. As embalagens de seus produtos abrem e fecham sem esforço, os rótulos são de fácil leitura e os princípios ativos dos produtos são especialmente formulados para peles e cabelos maduros.
Também há empreendedores apostando em novas fórmulas para atender às necessidades de saúde do público com mais de 60. Tendo em vista que muitos idosos não têm condições de arcar com os valores de um plano de saúde, mas estão dispostos a pagar por consultas e exames marcados com rapidez e a preços acessíveis, surgiram redes como Dr. Consulta. Por oferecer atendimento de qualidade – a pacientes idosos e de todas as faixas etárias -, e mostrar-se um modelo de negócio viável, a Dr. Consulta faz parte do Projeto Visão de Sucesso, iniciativa da Endeavor que fomenta o empreendedorismo de impacto social.
Esses são alguns exemplos de sucesso no mercado sênior. A boa noticia é que tem crescido o número de empreendedores atentos ao aumento da expectativa de vida da população brasileira – que já ultrapassa os 75 anos – e à sua forte demanda por produtos e serviços diferenciados, em segmentos como cuidados pessoais, saúde, vestuário, eletroeletrônicos, entretenimento, turismo, educação, moradia, entre outros. Para quem decidir trilhar essa nova seara, há um admirável novo mundo de oportunidades. Quem sabe essa pessoa não pode ser você?