Existem duas principais ferramentas de apoio à análise interna e externa da empresa: 5 Forças de Porter e SWOT.
5 Forças de Porter
As 5 Forças de Porter é uma das ferramentas mais usadas para a análise estratégica. Baseada na avaliação da atratividade de uma indústria a partir do entendimento de como atuam as 5 forças:
• Rivalidade entre concorrentes
• Ameaça de novos entrantes
• Poder de barganha dos compradores
• Poder de barganha dos fornecedores
• Ameaça dos produtos ou serviços substitutos
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Saiba mais:
Competitive Strategy: techniques for analysing industries and competitors (de Michael Porter).→ → → → → → → → → → → → → → → → → → → → → → → → → → → → → → → → → → → → →
SWOT
A ferramenta SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats) (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças – na tradução para o portugês) sugere que a empresa obtém vantagens competitivas por meio da implantação de estratégias que exploram suas forças internas, respondem a oportunidades do ambiente, ao mesmo tempo que neutralizam ameaças externas e evitam fraquezas internas.
O processo de análise do ambiente envolve a busca de ameaças e oportunidades no ambiente externo ao negócio, e a análise organizacional, avaliando as forças e fraquezas internas.
A seguir uma figura que ilustra a ferramenta SWOT: