A Metodologia de Análise e Melhoria de Processos (MAMP) é utilizada para o aumento de competitividade e agregação de valor das empresas. São identificadas variantes tendo como base a lógica do ciclo PDCA.

 

O MAMP pode ser resumido da seguinte forma (Neves, 2010):

 

• Definir a missão: enunciar a missão, esclarecer a equipe e estabelecer metas

 

• Coletar os dados do processo:
• Identificar os clientes do processo
• Identificar os recursos do processo
• Identificar os insumos e fornecedores
• Priorizar subprocessos críticos: levantamento, mapeamento e detalhamento dos subprocessos mais importantes do processo em estudo
• Definir indicadores e medir, e, mais ainda, identificar como esses dados ajudarão na melhoria do processo estudado

 

• Identificar os problemas:
• Medir a satisfação dos clientes
• Verificar se a insatisfação dos clientes deve-se ao baixo desempenho de determinado equipamento ou a instalações inadequadas
• Definir a situação desejada para o processo
• Identificar e relacionar os problemas que existem no processo
• Listar problemas simples e complexos

 

• Identificar as causas:
• Relacionar as causas dos problemas
• Relacionar as causas com os efeitos, usando, por exemplo, o brainstorming e, principalmente, o diagrama de causa e efeito, para detectar quais as causas ou influências principais sobre o problema
• Priorizar as causas de cada problema
• Listar os problemas e relacioná-los às causas principais

 

• Elaborar soluções viáveis:
• Descrever as necessidades e definir metas
• Identificar as restrições, tais como recursos disponíveis, regras internas, e falta de capacitação técnica adequada
• Gerar alternativas de solução que sejam executáveis
• Avaliar as alternativas, testando se as soluções são fáceis de implantar e manter
• Selecionar as melhores soluções e estabelecer a ordem da implantação
• Identificar problemas potenciais
• Planejar e efetuar mudanças:
• Conscientizar as lideranças e envolvê-las nos trabalhos desde o início
• Definir metas e método para o processo
• Definir um padrão para desempenho do processo, podendo-se escrever procedimentos e instruções de trabalho para garantir uma maneira uniforme de execução.
• Planejar a implantação
• Educar e treinar o pessoal
• Disseminar as informações
• Implantar o novo processo
• Avaliar:
• Levantar os índices de desempenho do novo processo
• Comparar os resultados com a situação passada
• Comparar os resultados com a situação desejada
• Avaliar os ganhos alcançados pela organização
• Divulgar os resultados alcançados para todos os envolvidos

 

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Saiba mais:
Análise e Melhoria de Processos – apostila da disciplina de Engenharia de Métodos, do curso de graduação em Engenharia de Produção (de J.A.S.Neves) – universidade Federal Fluminense (UFF), 2010.

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