Basicamente, existem 3 técnicas de análise de demonstrações financeiras:
• Análise horizontal
• Análise vertical
• Análise de indicadores

 

 

Análise horizontal
Compara a evolução relativa das rubricas relevantes das demonstrações financeiras. Pode-se querer saber, por exemplo, qual foi o crescimento percentual das vendas. E como esta evolução, conjugada com o crescimento dos custos de produção, afetou a evolução do lucro. Esta técnica é bastante comum na análise das demonstrações de resultados e normalmente envolve a apresentação das demonstrações financeiras de 2 anos lado a lado, com uma coluna adicional de variações percentuais para cada rubrica.

 

 

Análise vertical
Transforma todas as rubricas das demonstrações financeiras em números relativos em relação a seus totais. Para a demonstração de resultados, as vendas brutas são utilizadas como base para este cálculo. Ao expressar todos os números como percentuais, fica mais fácil evidenciar a sua relevância, ou compará-los com os números de outras companhias do mesmo ramo.

 

 

Análise de indicadores
O retorno sobre capitais próprios (ROE) é um indicador, pois relaciona duas contas distintas das demonstrações financeiras. Existe um grande número de indicadores e sistemas de análise.