Os processos de avaliação e gestão de desempenho são fundamentais para qualquer organização, pois permitem determinar se as metas e os objetivos estabelecidos foram alcançados. Os processos de avaliação devem indicar “o quê”, “onde”, “quando” e “por que” falhou. A maneira pela qual o desempenho é medido e avaliado indica o que a organização espera de seus colaboradores.

 

De acordo com Chiavenato (2004), a principal preocupação das organizações está voltada para a medição, avaliação e monitoramento de 3 aspectos principais:
• Resultados – o que se pretende alcançar dentro de um determinado período de tempo
• Desempenho – os meios e comportamentos pelos quais se pretende por em prática as ações necessárias
• Fatores críticos de sucesso – os aspectos fundamentais para que a organização seja bem sucedida

 

Neste sentido, existem 3 mecanismos básicos para estimular o alcance de metas e desenvolver uma cultura da excelência dentro da organização (FNQ, 2008):
• Remuneração – valor total recebido pelo empregado em troca de seu trabalho. Inclui salário, remuneração variável e benefícios
• Reconhecimento – demonstração de gratidão da organização por contribuições significativas
• Incentivo – instrumento utilizado para estimular o empregado a apresentar contribuições significativas

 

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Saiba mais:
Gestão de Pessoas (de I.Chiavenato) – 2a. edição. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2004.

 

Cadernos de Excelência: pessoas (Fundação Nacional da Qualidade – FNQ) – São Paulo, 2008.

 

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