Programa que estimula a produção, aquisição e exportação de bens de capital e a inovação tecnológica.

 

O Programa abrange os seguintes subprogramas:
•    BNDES PSI – Bens de capital
•    BNDES PSI – Inovação e máquinas e equipamentos eficientes
•    BNDES PSI – Exportação pré embarque
•    BNDES PSI – Projetos transformadores

 

Os objetivos do BNDES PSI – Inovação, máquinas e equipamentos eficientes são apoiar:
•    O aumento da competitividade por meio de investimentos em inovação compreendidos na estratégia de negócios da empresa, contemplando ações contínuas ou estruturadas para inovações em produtos, processos e/ou marketing, além do aprimoramento das competências e do conhecimento técnico no país
•    A aquisição e a produção de máquinas e equipamentos com maiores índices de eficiência energética ou que contribuam para redução de emissão de gases de efeito estufa, aí incluídos ônibus elétricos, híbridos ou outros modelos com tração elétrica
•    Projetos de engenharia para estimular o aprimoramento das competências e do conhecimento técnico no país nos setores de Bens de Capital , Defesa, Automotivo, Aeronáutico, Aeroespacial, Nuclear, Petróleo e Gás, Químico, Petroquímico, e na cadeia de fornecedores das indústrias de Petróleo e Gás e Naval

 

Formas de apoio:
BNDES PSI – Inovação, máquinas e equipamentos eficientes: Direta e indireta não automática.

 

As operações indiretas de financiamento a planos de negócios em inovação são realizadas exclusivamente pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

 

Itens financiáveis:
BNDES PSI – Inovação,máquinas e equipamentos eficientes:
•    Plano de negócios em inovação
•    Ônibus elétricos, híbridos ou outros modelos com tração elétrica e demais máquinas e equipamentos com maiores índices de eficiência energética ou que contribuam para redução de emissão de gases de efeito estufa
•    Capital de giro associado à aquisição dos bens descritos no item anterior
•    Atividades de engenharia local, apresentadas sob a forma de projeto de desenvolvimento e que ampliem a capacitação de empresas dos setores de Bens de Capital, Defesa, Automotivo, Aeronáutico, Aeroespacial, Nuclear, Petróleo e Gás, Químico, Petroquímico e na cadeia de fornecedores das indústrias de Petróleo e Gás e Naval. Admite-se o apoio a empresas de Engenharia Consultiva, desde que em projetos destinados a atender aos setores apoiados pelo Programa.

 

Condições financeiras:
BNDES PSI – Inovação, máquinas e equipamentos eficientes:
Valor mínimo para apoio: R$ 1 milhão (para operações diretas) e sem valor mínimo  (para operações indiretas, exceto as realizadas junto à Finep).

 

Taxa de juros: taxa fixa de 4%aa.

 

Participação máxima do BNDES: até 100% dos itens financiáveis (para micro e pequenas empresas), até 80% dos itens financiáveis (para média-grande e grandes empresas, e entes da Administração Pública Direta).

 

Prazo total: até 10 anos (financiamento a planos de investimento em inovação), até 12 anos (para aquisição de ônibus elétricos e demais equipamentos eficientes), até 8 anos (financiamento a atividades de engenharia local).

 

Garantias: estabelecidas de acordo com um dos Produtos do BNDES, e de acordo com as características do apoio financeiro.

 

Para informações sobre os demais subprogramas do BNDES PSI, consulte o Programa BNDES de Sustentação do Investimento (BNDES PSI).