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Como saber o momento de mudar de mercado?
Escrito por Renato Kuyumjian, especialista em empreendedorismo
Muitas vezes o empreendedor se depara com essa pergunta. E a resposta é a mais simples possível: quando a empresa não atinge os resultados esperados ou previstos no plano de negócios. Monitorar constantemente os resultados, analisando as estatísticas do setor, o fluxo de caixa da empresa e, principalmente, ouvindo o cliente para saber identificar e corrigir as dificuldades, é a melhor maneira de verificar se está na hora da mudança.
Pequenos empreendedores — talvez por não saberem da importância da análise da performance financeira — dão pouca importância à avaliação do fluxo de caixa. Isso costuma ocorrer em segmentos como home office e franquias home based, quando não há uma separação muito clara entre orçamento pessoal e orçamento do negócio.
Avaliar o fluxo de caixa, verificar a relação receita e lucro, e analisar o crescimento da demanda são indicadores que devem ser levados em consideração. O empreendedor deve fazer o acompanhamento dos resultados por um período mínimo de seis meses. Se após esse período os resultados forem negativos, é preciso mudar.
A opinião do cliente é de fundamental importância para a continuidade ou não em um determinado mercado. É o caso de empresas que estão dando lucro, mas podem melhorar. O cliente pode determinar com suas opiniões as tendências do mercado. Recentemente tivemos os casos dos sorvetes mexicanos, as famosas paletas, que se tornaram febre, mas derreteram assim que a moda passou.
Em alguns casos, pequenos ajustes, como o preço e a comunicação com o público-alvo, ajudam a colocar o negócio na linha. Porém, a mudança radical é necessária quando não há resultado algum e não se tem nada a perder.