Via Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Empreendedorismo pode ser o caminho para a sua felicidade, desde que você defina qual é o seu propósito e o que o chama de sucesso
Cresce o número de pessoas que buscam no empreendedorismo o caminho para o sucesso e a felicidade. Muitos se frustram, pois não atingem o sucesso e tampouco a felicidade. Outros alcançam o sucesso, mas não são felizes. Há um vazio que os angustia e que incomoda os que estão a sua volta. E outros, que talvez não tenham (ainda) atingido resultados tão expressivos, são felizes. A incógnita se resume, portanto, a uma simples questão: como ser feliz e ter sucesso empreendendo?
Apesar dos inúmeros estudos sobre o tema, poucos empreendedores pararam para pensar sobre o seu sucesso e felicidade, e como atingi-los. São Alices diante do Gato do País das Maravilhas: “Se não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve…”, diz o gato para a menina.
Por isso, empreendedores deveriam refletir sobre o processo de admissão do MBA da Universidade de Stanford – de longe, a universidade que mais forma empreendedores que criam negócios globais como Google, Nike e HP. No processo seletivo, o interessado precisa responder a duas questões. A segunda é “Por que Stanford?”. Mas a primeira é a mais difícil: “O que é mais importante para você e por quê?”. O diretor da escola explica que esta é uma das perguntas mais difíceis porque, na maioria das vezes, não sabemos quais são as verdadeiras forças que nos movem. Isso tem relação com o desafio de cada um encontrar o seu propósito, tema de uma coluna anterior.
Mas dado que saiba qual é o seu propósito, que será sua base de sustentação para os próximos anos, fica mais fácil pensar naquilo que chama de sucesso e felicidade. Há muita, mas muita coisa escrita sobre esses temas, mas a psicóloga Betina Silvestri Miranda conseguiu, em sua tese de doutorado sobre sucesso profissional, organizar bem os parâmetros para que consigamos definir o que é, verdadeiramente, sucesso para cada um de nós. Seu estudo explica que uma das definições abaixo se encaixa prioritariamente no que chamamos de sucesso. Faça a sua reflexão. Para você, sucesso, neste momento, é:
• Ter uma carreira com significado e propósito
• Ter o reconhecimento público, ser famoso
• Sentir-se parte da organização
• Estar satisfeito com o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional
• Realizar ideias inovadoras
• Ter bens materiais, poder comprar o que desejar
A dificuldade em encontrar o que chamamos intimamente de sucesso é que, em geral, todos os objetivos citados são desejados pelas pessoas. Outro desafio é que um determinado objetivo pode ser mais relevante em uma fase da vida, em outra talvez não. Assim, cabe a cada um de nós priorizarmos um ou alguns objetivos que serão prioritários nos próximos anos. Fica mais fácil fazer esta priorização se “exagerarmos” cada um dos objetivos, colocando, por exemplo, o termo “muito” em cada frase. Será que sucesso para mim é ter “muito” reconhecimento público, ser “muito” famoso? Se o “muito” representar o seu ideal de sucesso, o próximo passo é colocar indicadores e metas (mensuráveis) para cada objetivo.
Mas como saber se o que chama de sucesso (realmente) trará a felicidade desejada? Novamente, o MBA de Stanford pode ajudar na resposta. Um dos artigos que os alunos discutem é a Psicologia da Felicidade, escrito pela Professora Jennifer Aaker, cuja mensagem principal é que nos tornamos mais felizes quando fazemos coisas que estão alinhadas aos nossos propósitos verdadeiros.
A felicidade, portanto, não é um destino, mas o caminho que percorremos rumo ao que definimos como sucesso e que está alinhado ao que acreditamos ser o nosso propósito.