Via Exame

 

Costumo falar que todo empreendedor é um pouco irracional. Ter a coragem de largar uma carreira (ou dar um tempo) para se arriscar numa aventura empreendedora é realmente para poucos.

O começo é complicado. Muitas vezes lutando contra tudo e contra todos, apesar da desconfiança de muitos, o empreendedor precisa ter foco, persistência e cabeça boa para seguir em frente.

Esta é uma das fases mais solitárias do empreendedor.

É aí que intervenções do ecossistema da região podem fazer a diferença. Faculdades, grandes empresas, governo, outros empreendedores (mentoring e investimentos anjo) e capital de risco (inclusive aceleradoras na fase inicial) tem um papel fundamental neste suporte.

Este apoio externo é evidente em lugares como Israel, Londres, vale do silício e aqui em Boston-Cambridge.

Neste cenário, uma intervenção das mais simples pode causar um enorme impacto: O “coworking space”. Diferente das aceleradoras, que ajudam com capital, networking, mentoring e estrutura, o “coworking” parece apenas um espaço, mas entrega muito mais do que isso.

Eu lembro quando comecei a Flores Online, como era difícil sair da faculdade e ir tocar o negócio no meu escritório, uma ex-cozinha de um sobrado na vila madalena, que transformei em sala. Enquanto todos os meus colegas da faculdade iam para grandes escritórios da Faria Lima, lá estava eu sozinho num antigo sobrado.

Hoje em dia o empreendedor tem a opção do “coworking space”. Além de toda estrutura tecnológica e física necessária e muita flexibilidade (pode-se alugar desde uma mesa numa area com outras pessoas a uma sala fechada) o “coworking space” entrega algo fundamental – um ambiente inspirador!

Visitei recentemente os prédios da WE WORK, um dos maiores “coworking spaces” do mundo, em Nova Iorque e Boston. Eu não queria sair de lá. O design do escritório é incrível. Impressoras, mesas, salas de reunião, cafés, bares, cervejas artesanais, mesas de pebolim e empreendedores trabalhando em novos projetos por todos os lados. É a Disney world do empreendedor. Senti uma energia inspiradora incrível e me lembrei da minha sala na ex-cozinha do sobrado na vila madalena.

O inicio de qualquer negócio é como lutar uma batalha todos os dias. Trabalhar num ambiente inspirador com pessoas que compartilham os mesmos desafios pode fazer toda a diferença.