Tem o objetivo de facilitar a obtenção de crédito, incentivando o crescimento e a modernização de micro, pequenas e médias empresas, empreendedores individuais, cooperativas e caminhoneiros autônomos.

 

Ao pedir crédito, empresas e empreendedores de menor porte frequentemente encontram dificuldades em atender às garantias exigidas pelas instituições financeiras. Tais dificuldades inviabilizam a contratação do financiamento desejado, ou levam à aprovação de um financiamento em condições menos favoráveis do que as ideais, considerando variáveis como os prazos de carência e amortização, taxa de juros e valor de entrada.

 

O FGI funciona como um fundo garantidor complementar exigido nas operações de crédito pelos bancos ou agências de fomento, aumentando as chances de aprovação dos pedidos de crédito.

 

Público alvo:
Micro, pequenas e médias empresas, empreendedores individuais, cooperativas e caminhoneiros autônomos.

 

Condições e limites:
Limite de garantia: até 80% do financiamento.

 

Limite de valor do financiamento: R$ 10 milhões por beneficiário.

 

Os investimentos que podem se beneficiar são: capital de giro, aquisição de máquinas e equipamentos nacionais, projetos de expansão de unidades produtivas, aquisição de softwares nacionais, produção voltada à exportação, entre outros.

 

Mais informações:
http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/Programas_e_Fundos/FGI/index.html