São diversas as instituições de fomento à inovação que oferecem apoio financeiro ao empreendedor. Dentre elas, destacam-se:

 

FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos)
BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)
CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)

 

A oferta de recursos acontece por meio da divulgação de linhas de financiamento e de subvenção. Cada uma dessas linhas tem por trás uma estratégia da agência de fomento, que define, por exemplo, que tipo de projetos ou empresas pretende apoiar.

 

A estratégia pode ser identificada nas regras estabelecidas para o seu uso. A saber:

 

• Conceito de inovação utilizado pela instituição de fomento
O conceito utilizado define para que tipo de projeto o fomento foi desenhado. Por exemplo: se o escopo de inovação for mais abrangente será utilizado o conceito contido no Manual de Oslo. Se o escopo de inovação estiver focado na tecnologia será utilizado o conceito de inovação tecnológica strictu sensu.

 

• Porte de empresa
Existem linhas exclusivas para MPEs e linhas voltadas somente para empresas de grande porte.

 

• Foco setorial ou temas estratégicos do governo
Há recursos disponíveis para alavancar projetos de empresas em setores específicos (foco setorial) e outros para alavancar os temas estratégicos do governo. Ou seja, há linhas para empresas de Petróleo & Gás, Defesa, Saúde, por exemplo.

 

• Produto ou empresa
A instituição de fomento pode decidir apoiar o desenvolvimento de um produto inovador ou apoiar a empresa inovadora (por meio da análise de seu plano de negócio de P,D&I).

 

• Ciclo de desenvolvimento da tecnologia, produto ou processo
A instituição de fomento pode decidir que determinada linha de fomento refere-se ao apoio a um determinado estágio do ciclo de desenvolvimento da tecnologia, produto ou processo (da ideia à comercialização). Por exemplo, pode optar por apoiar o estágio inicial do desenvolvimento, ou a fase de conclusão do desenvolvimento (transformação de escala de bancada para escala de produção, prototipagem, testes e homologações, etc.), ou o estágio da comercialização. Esta estratégia está estreitamente vinculada à quantidade de risco envolvida em cada etapa. Isso porque, quanto mais inicial está o desenvolvimento, maior o risco de insucesso.

 

Você encontra as regras de cada linha de fomento nas páginas das instituições. Não deixe de ler atentamente os editais e as chamadas públicas para identificar se a sua expectativa de captação de recursos enquadra-se na estratégia que há por trás da linha de fomento de interesse.

 

Se você quiser entender um pouco mais do contexto onde se insere a oferta de recursos para a inovação no país, quais são as políticas públicas que embasam a oferta desses recursos para as empresas, e o seu marco legal, não deixe de consultar a seção Políticas Públicas e Marco Legal.