Dentre os diversos tipos de recursos financeiros (recursos não reeembolsáveis, reembolsáveis, financiamento ou empréstimo, subvenção econômica, incentivos fiscais), está o venture capital (original no inglês), ou comumente chamado no Brasil, de capital de risco.

 

Dentre as principais dificuldades para a estruturação de um novo negócio, ou de uma nova empresa, está o acesso a recursos financeiros. Muitas empresas novas (as chamadas startups) tem como principal ativo o conhecimento ou mesmo capacitação em tecnologia, mas em função do estágio inicial do negócio têm faturamento incipiente ou inexistente.

 

Antes que a empresa tenha clientes e comece a faturar, dificilmente será capaz de oferecer garantias reais para conseguir um empréstimo em um banco ou agente financeiro – seja ele público ou privado. Isso faz com que a maioria dos empreendedores deem início a um processo, às vezes complicado, de conseguir recursos de amigos, família e outros potenciais investidores, sem informação suficiente sobre as vantagens e questões que devem ser entendidas sobre as diferenças entre os diversos tipos de recursos financeiros existentes.

 

Assim, pela dificuldade de acesso a recursos financeiros mais tradicionais, o empreendedor deve considerar outras formas de investimento. Nesse contexto, uma das fontes de recurso mais importante e apropriada para esta etapa é o venture capital.

 

Antes de falarmos mais detalhadamente sobre este tipo de investimento, é importante registrar que a escolha e o acesso a diferentes tipos de recursos financeiros têm estreita ligação com o ciclo de maturidade da empresa. Isso, por consequência, tem impacto na estrutura de capital da mesma. Assim, é muito importante fazer um planejamento das necessidades de recursos financeiros nos próximos períodos até que sua empresa tenha clientes e consiga recursos para pagar as próprias contas e crescer.

 

Aqui nesta seção você encontra informações sobre venture capital e empreendedorismo.

 

As informações publicadas nesta seção foram retiradas dos sites oficiais das instituições. Aconselhamos que você visite regularmente estes sites para acessar as informações atualizadas.

 

O que é Venture Capital

 

Guia de Venture Capital e Private Equity (ABVCAP)

 

Fases da empresa

 

Estágios de empresas e tipos de recursos

De acordo com a ABVCAP (Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital), para cada estágio da empresa há uma alternativa de capitalização:

Investimento anjo
Capital semente (seed money)
Venture capital
Corporate venturing
Private equity

 

Vantagens do venture capital para empreendedores

 

Processo de investimento

 

Como se preparar para o investimento – Plano de Negócios

 

Como estruturar a empresa para receber investimento

 

Instituições vinculadas ao tema

 

Outros programas de capital de risco