Via Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Levantamento revela que maioria das empresas depende diretamente da internet; saúde e educação são as áreas mais procuradas
Apesar do crescimento no número de mulheres envolvidas com empreendedorismo social no país, uma pesquisa coordenada pela Artemísia revelou que os homens ainda representam 69% dos gestores de negócios neste setor.
A relevância dos sites e de aplicativos para este tipo de empresa também foi notada: 59% dos negócios dependem diretamente da internet. Educação e saúde são as principais áreas de atuação, mas os segmentos que ganharão participação serão os do consumidor final e governo. Realizado em parceria com a empresa Din4mo, o levantamento consultou 1200 empreendedores para mapear e identificar as tendências do mercado.
Sobre o perfil do empreendedor, a pesquisa mostrou que 58% dos entrevistados possuem pós-graduação e 80% têm ensino superior completo. Em relação aos negócios, na média, as empresas têm 10 funcionários e ainda sofrem para gerar receita. Segundo 24% dos entrevistados, os modelos de comercialização pela internet ainda são desafios para a geração de caixa.
A pesquisa mostrou ainda que os empreendedores demandam investimento do tipo capital semente: 85% esperam captar recursos deste tipo nos próximos cinco anos. Mais da metade dos ouvidos esperam receber até R$ 1 milhão. Entre as fontes de investimento, o crowdfundig aparece como uma novidade, presente em 4% das empresas. A maioria das empresas (42%) receberam algum tipo de aporte nos últimos anos, seja de amigos ou familiares, empresas, aceleradoras, fundos ou investidores-anjo.
Geralmente, as empresas aplicam esses investimento para desenvolver produtos e serviços (25%) e melhorar o modelo de negócios (17%). Um dado referente ao endividamento das empresas mostrou que apenas 8% das empresas estão moderadamente ou muito endividadas.