Estudos, Pesquisas e Indicadores Financeiros
Artigos e Livros > Diversos
Nenhum resultado encontrado
A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.
Acesso ao Mercado de Capitais – Diagnóstico e Propostas
Autores: Carlos Antônio Rocca e Lauro Modesto dos Santos Junior
É um projeto de pesquisa visando identificar os fatores que tem limitado o acesso das empresas ao mercado de capitais brasileiro, mediante emissão de ações ou de títulos de dívida. O objetivo é utilizar esse diagnóstico para identificar propostas
visando facilitar a captação de recursos nesse mercado, inclusive por empresas de menor porte, com abertura do capital e emissão de ações ou emissões de títulos de dívida, estas ultimas também por empresas de capital fechado.
Clique aqui para visualizar o texto completo
Revista de Administração da Universidade de São Paulo (RAUSP)
RELAÇÃO TRIMESTRAL DE LONGO PRAZO ENTRE OS INDICADORES DE LIQUIDEZ E DE RENTABILIDADE: EVIDÊNCIA DE EMPRESAS DO SETOR TÊXTIL
Autores: Renê Coppe Pimentel e Iran Siqueira Lima
Neste artigo, analisa-se a relação temporal de longo prazo entre os indicadores de liquidez e rentabilidade para um grupo de empresas abertas do setor têxtil brasileiro, com dados trimestrais entre março de 1995 e março de 2009. As hipóteses do trabalho são de que existe relação temporal positiva entre os indicadores de liquidez e rentabilidade nos médio e longo prazos, ou seja, uma baixa liquidez pode deteriorar uma alta rentabilidade, ou vice-versa, e é possível verificar uma tendência geral para causalidade de Granger entre os indicadores. Os resultados sugerem que existe relação temporal positiva e mostram que as empresas apresentam causalidades de Granger em sentidos diferentes (tanto no sentido rentabilidade- -liquidez como no sentido liquidez-rentabilidade). Assim, apesar do inter-relacionamento de longo prazo, não foi possível estabelecer uma relação única sobre a direção da causalidade.
Palavra-chave: rentabilidade, liquidez, gestão do capital de giro, análise de séries temporais.
Clique aqui para visualizar o texto completo
Revista de Contabilidade e Organizações da FEA-RP/USP
O MERCADO DE DEBÊNTURES E O FINANCIAMENTO PRODUTIVO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DE CAUSALIDADE
Autores: Renê Coppe Pimentel, Edna Ferreira Peres, Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima
Resumo
Este artigo analisa a evolução do mercado brasileiro de debêntures e seu papel no financiamento empresarial entre 1994 e 2009. Além de descrever o mercado de debêntures, o artigo verifica, por meio de análise de cointegração e causalidade, se existe relação temporal de longo prazo entre o mercado de debêntures e o crescimento econômico brasileiro e a direção da relação. Adicionalmente, compara-se o mercado de debêntures vis-à-vis o mercado de crédito bancário como instrumentos complementares e concorrentes no financiamento produtivo brasileiro. Os testes sugerem que existe cointegração significativa entre as variáveis em estudo e que, de maneira geral, o mercado de debêntures é causa-Granger do crescimento econômico, ou seja, existe evidência significativa de que o aumento no volume de debêntures impulsiona o crescimento econômico. Também se verificou que o mercado de debêntures parece ser mais relevante do que o mercado de crédito bancário para influenciar o crescimento econômico.
Clique aqui para visualizar o texto completo
OUTROS ESTUDOS