Segundo Philip Kotler:

 

Marketing  é um processo social e gerencial por meio do qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores com outras pessoas”

 

Existem dois segmentos no marketing:
• Micromarketing – performance de atividades que uma empresa busca realizar para antecipar as necessidade de seus clientes
• Macromarketing – processo social que direciona um fluxo econômico de bens e serviços dos produtos para os consumidores, para suprir a demanda do mercado consumidor

 

Algumas atividades relacionadas ao marketing de um empreendimento que merecem destaque e prioridade são:
• Entender as necessidades do mercado
• Desenvolver produtos e serviços que tenham valor para uma parcela (ou segmento) desse mercado
• Tornar esses produtos e/ou serviços acessíveis aos potenciais clientes a um preço percebido como justo
• Comunicar-se com esses clientes de maneira efetiva

 

O objetivo primordial da atividade de marketing é atrair, satisfazer e manter clientes, oferecendo algo que chamamos de “proposta única de valor”. O produto e/ou serviço deve ser percebido como único por um ou mais grupos de consumidores que a empresa escolhe atender.