O INSTITUTO

O IBMEC – Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais foi criado, em maio de 1970, pela antiga Bolsa de Valores do Rio de Janeiro como entidade independente, sem fins lucrativos, e com ampla autonomia operacional. Desde logo foi estabelecida a abrangência de ação do IBMEC, transcendendo o âmbito estrito da Bolsa e seus corretores. O Conselho de Administração foi sempre preenchido por figuras de projeção no cenário econômico brasileiro.

Os objetivos originais eram sintetizados em dois focos: difundir e fomentar o Mercado de Capitais, e promover formação e aprimoramento de pessoal técnico. Claramente uma missão institucional e um encargo educacional. Para atingir a primeira das finalidades o IBMEC sempre desenvolveu projetos, estudos, pesquisas e publicações. A segunda era suprida pela elaboração de cursos variados, inclusive a implementação de um pioneiro MBA em finanças no Brasil, contribuindo de forma decisiva, ao longo de três décadas para a formação profissional dos indivíduos envolvidos com o Mercado de Capitais no país.

A partir de 1999 a atividade educacional do IBMEC por questões tributárias deu causa a uma cisão, em que o Instituto IBMEC manteve as características de entidade sem fins lucrativos, dedicada à tarefa institucional de fomentar o Mercado de Capitais. E foi criada a Ibmec Educacional S/A sob a mesma marca, mas sem quaisquer vinculações societárias, para explorar os, já então, negócios no campo educativo. Dessa vertente resultou o aparecimento das Faculdades Ibmec de expressão nacional, com seus cursos de graduação, mestrado, pós-graduação e complementação acadêmica. Por sua vez o Instituto IBMEC prosseguiu, sem perseguir lucros, no desenvolvimento da missão original de fomentar o Mercado de Capitais.