Tem o objetivo de apoiar atividades de pesquisa tecnológica e de inovação, em micro, pequenas e médias empresas, mediante a concessão de bolsas para a inserção de mestres e doutores nas equipes de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) das empresas baianas.

 

Mais informações sobre o Programa RHAE.
Recursos não reembolsáveis >> CNPq >> Programa RHAE

 

Áreas de abrangência/Projetos apoiáveis:
As propostas devem estar inseridas em um dos seguintes temas:
• Tema 1: Biotecnologia, biodiversidade, agronegócios, fármacos, cosméticos e saúde
• Tema 2: Nanotecnologia, semicondutores e tecnologias da informação e comunicação
• Tema 3: Biocombustíveis, energias e meio ambiente
• Tema 4: Engenharias de produtos, processos, serviços e novos materiais

 

Público alvo:
O proponente deve ser pessoa física com vínculo formal com a empresa executora. O proponente será necessariamente o coordenador da proposta.

 

São elegíveis micro, pequenas e médias empresas, legalmente constituídas e registradas na Junta Comercial do Estado da Bahia.

 

Itens apoiáveis:
Bolsas de pesquisa nas modalidades SET (Bolsas de Estímulo à Fixação de Recursos Humanos de Interesse dos Fundos Setoriais) e bolsas de Fomento Tecnológico, compreendendo as modalidades ITI e DTI.

 

Valor:
Os valores das bolsas seguem as regras/tabelas do CNPq.
http://www.cnpq.br/web/guest/fomento-tecnologico

 

Contrapartidas:
A empresa proponente deverá aportar ao projeto a contrapartida em recursos financeiros e/ou não financeiros, efetivamente necessários para a execução da proposta. O valor da contrapartida varia conforme o porte da empresa. Como aporte de contrapartida serão aceitos recursos de despesas correntes e despesas de capital.