Procompi – Programa de Apoio à Competitividade de MPI (CNI/Senai e Sebrae)
O Procompi tem o objetivo de elevar a competitividade das empresas industriais de menor porte por meio do estímulo à cooperação entre elas, à organização do setor e ao desenvolvimento empresarial e territorial. O Programa atende demandas empresariais específicas, buscando respostas e soluções para desafios específicos do setor e do grupo de empresas beneficiado.

 

Os pressupostos estratégicos do Programa são:
• Fortalecimento das micro e pequenas indústrias no contexto de seu território e do setor produtivo
• Atuação em ações coletivas
• Maior integração com outras instituições, induzindo ao desenvolvimento sustentável

 

Projetos apoiáveis:
Projetos setoriais e em Arranjos Produtivos Locais (APLs), com público alvo de, no mínimo, 25 empresas industriais de micro e pequeno portes (critério de faturamento da Lei Geral das MPE).

 

Os projetos visam:
• Formar núcleos setoriais que estimulem a cooperação entre as empresas, para discussão e enfrentamento dos problemas comuns
• Atender a ações estruturantes no APL
• Atender a ações específicas priorizadas pelos empresários

 

Em sua 4a edição (2009-2015), o Procompi já implantou 77 projetos, distribuídos em 24 Estados, e envolvendo mais de 1.500 empresas industriais de micro e pequeno porte. Na 3a edição (2006-2009) foram atendidos 87 projetos.

 

O Procompi é uma parceria da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae Nacional, e os projetos são executados pelas Federações Estaduais de Indústria, em parceria com o Sebrae local.

 

Mais informações:
procompi.cni.org.br